Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 19º

Ucranianos admitem informações falsas sobre retirada russa em Kherson

Na terça-feira, as forças do Kyiv deram como certa a retirada dos russos da localidade de Nova Kakhovka, onde fica uma barragem importante para o fornecimento de água na Crimeia.

Ucranianos admitem informações falsas sobre retirada russa em Kherson
Notícias ao Minuto

19:53 - 23/03/23 por Notícias ao Minuto

Mundo Ucrânia/Rússia

Afinal, depois de as forças ucranianas terem afirmado que os russos tinham abandonado um aldeamento que controlam na região de Kherson, as mesmas forças vieram agora desmentir o relatório que tinham avançado na terça-feira.

Através de uma atualização nas redes sociais, o Estado-Maior-General das Forças Armadas da Ucrânia explicou esta quarta-feira que o anterior relatório, referente à vila de Nova Kakhovka, foi divulgado "depois de um uso impróprio dos dados disponíveis".

"Os invasores ainda estão temporariamente em Nova Kakhovka. As informações sobre a aparentem saída do inimigo do local foram divulgadas como resultado de um uso indevido dos dados disponíveis", disseram as forças armadas, salientando que planeiam libertar a região.

Na terça-feira, as forças ucranianas alegaram que os russos tinham retirado da vila, localizada na margem sul do Rio Dniepre, na região de Kherson. avançando também que as tropas invasoras tinham roubado telemóveis, roupas e outros objetos quando alegadamente abandonaram a localidade.

O governador russo, nomeado para a região de Kherson após Vladimir Putin ter anunciado a anexação unilateral, garantiu através do Telegram que as tropas russas continuavam no local.

A cidade de Nova Kakhovka é um local de grande valor estratégico na linha da frente em Kherson, por ficar do outro lado do Rio Dniepre, a partir do qual os russos têm continuado a atacar as infraestruturas críticas civis em Kherson. É em Nova Kakhovka que existe também uma barragem, que controla o fornecimento de água para a Crimeia.

Leia Também: Zelensky visitou Kherson: "Vamos restaurar e reconstruir tudo"

Recomendados para si

;
Campo obrigatório