Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 12º MÁX 17º

Explosão de mina na fronteira israelo-libanesa fere 2 soldados israelitas

Dois soldados israelitas ficaram feridos hoje, um dos quais gravemente, pela explosão de uma mina na fronteira com o Líbano, anunciou fonte militar, dias depois de Israel ter anunciado uma infiltração nesta fronteira.

Explosão de mina na fronteira israelo-libanesa fere 2 soldados israelitas
Notícias ao Minuto

22:42 - 21/03/23 por Lusa

Mundo Israel

Em comunicado, os militares israelitas detalharam a explosão na Linha Azul, que separa os dois países, "de uma mina durante uma atividade de engenharia de rotina do exército israelita, em um enclave no norte de Israel", acrescentando que os soldados tinham sido transportados para um hospital.

A cadeia televisiva Al Manar, do Hezbollah libanês, disse que se tratava de uma mina israelita.

Na quarta-feira, o exército israelita anunciou que tinha morto dois dias antes um indivíduo que tinha um cinto com explosivos, suspeito de se ter infiltrado a partir do Líbano, evocando uma possível implicação do Hezbollah.

No dia seguinte, a missão da ONU no Líbano garantiu que "não observou qualquer travessia da fronteira nos últimos dias".

Os israelitas disseram na segunda-feira que excluíam a possibilidade de o suspeito ter usado um túnel para entrar em Israel, afirmando que tinha percebido "como é que tinha atravessado o posto" fronteiriço, sem mais detalhes.

Segundo a rádio militar israelita, o suspeito usou uma escada para passar a fronteira.

A Linha Azul marca a fronteira traçada pela ONU em 2000, depois da retirada do exército israelita do sul do Líbano.

Leia Também: EUA "extremamente preocupados" com aprovação de colonatos na Cisjordânia

Recomendados para si

;
Campo obrigatório