Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 16º MÁX 25º

Pelo menos três mortos em sismo de magnitude 6,5 no Afeganistão

Um forte sismo foi sentido em partes do Afeganistão, Paquistão e Índia, segundo revelou o Centro Sismológico Euro-Mediterrânico. Há, pelo menos, três mortes.

Pelo menos três mortos em sismo de magnitude 6,5 no Afeganistão
Notícias ao Minuto

17:28 - 21/03/23 por Notícias ao Minuto

Mundo Sismo

Partes do Afeganistão, Paquistão e Índia foram atingidas por um sismo de magnitude 6,5 na escala de Richter, nesta terça-feira. Segundo a agência de notícias Reuters, há, pelo menos, três vítimas mortais: Duas delas no Afeganistão, na província de Laghman, e uma outra, uma jovem de 13 anos, no Paquistão.

O Centro Sismológico Euro-Mediterrânico (EMSC, na sigla em inglês) deu conta de um sismo de magnitude 6,5 na escala de Richter, com epicentro no nordeste do Afeganistão.

O epicentro do tremor localizou-se a uma profundidade de 194 quilómetros, na cordilheira Hindu Kush, que está próxima da junção das placas tectónicas nas cordilheiras da Euroásia e da Índia, perto da remota província afegã de Badakhshan.

Segundo a Reuters, 150 pessoas ficaram feridas no distrito de Swat, no norte do Paquistão, onde os hospitais declararam estado de emergência.

O sismo foi sentido numa área de 1.000 quilómetros de diâmetro, por aproximadamente 285 milhões de pessoas no Paquistão, Índia, Uzbequistão, Tajiquistão, Cazaquistão, Quirguistão, Afeganistão e Turquemenistão, de acordo com o EMSC.

Segundo a agência Aljazeera, o sismo terá sido sentido em Cabul, capital do Afeganistão, bem como em várias cidades do Paquistão, como  Islamabad e Lahore.

A Aljazeera cita ainda testemunhas que dizem ter sentido o sismo na Caxemira administrada pela Índia, bem como na capital indiana, Nova Deli.

[Notícia atualizada às 19h42]

Leia Também: Turquia. Conferência organizada pela UE atinge 7 mil milhões em promessas

Recomendados para si

;
Campo obrigatório