Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

ONU alerta para "racismo e discriminação racial" contra refugiados

O alto comissário das Nações Unidas para os refugiados alertou hoje para o racismo contra os migrantes, assinalando o Dia Internacional para a Eliminação da Discriminação Racial.

ONU alerta para "racismo e discriminação racial" contra refugiados
Notícias ao Minuto

14:05 - 21/03/23 por Lusa

Mundo Dia Internacional para a Eliminação da Discriminação Racial

As Nações Unidas enfatizaram a urgência da luta contra o racismo, no ano que assinala os 75 anos da adoção da declaração universal dos direitos humanos.

Filippo Grandi, o alto comissário para os refugiados, afirmou em comunicado que "frequentemente, o racismo e a discriminação racial são também razões subjacentes pelas quais os refugiados não conseguem procurar ou desfrutar de segurança quando estão deslocados".

"Devemos denunciar e condenar retóricas tóxicas e políticas de asilo restritivas que não só assombram os refugiados nas suas jornadas para a segurança, mas também os deixam sem direitos ou dignidade", acrescentou.

Grandi destacou a importância de combater os estereótipos que levam à exclusão, através da luta contra a "desinformação e discursos xenófobos" que dificultam a segurança e integração dos refugiados.

O secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, assinalou também o Dia Internacional para a Eliminação da Discriminação Racial, numa mensagem publicada pela organização.

Guterres afirmou que o racismo é um "abuso profundamente prejudicial e generalizado dos direitos humanos e da dignidade humana que afeta todos os países".

O secretário-geral advertiu para o aumento do racismo, xenofobia e discurso de ódio em todo o mundo, destacando que é necessário "resistir e reverter" os ataques de direitos humanos e condenar todas as formas de discriminação racial.

O número de pessoas que tiveram de deixar as suas casas devido a perseguições, guerras e violações de direitos humanos ultrapassou, em 2022, os 100 milhões.

O Dia Internacional para a Eliminação da Discriminação Racial assinala-se, anualmente, a 21 de março. Este dia foi estabelecido pela Assembleia-Geral das Nações Unidas em outubro de 1966.

Leia Também: Dia da Eliminação da Discriminação Racial. O que nos ensinam as crianças

Recomendados para si

;
Campo obrigatório