Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 17º

Iraque pretende ampliar áreas de atuação da NATO no seu território

O Iraque pretende ampliar as áreas de atuação da missão da NATO no seu território, criada em 2018 para treinar as forças de segurança locais, divulgou hoje o ministro dos Negócios Estrangeiros iraquiano, Fuad Hussein.

Iraque pretende ampliar áreas de atuação da NATO no seu território

TASS via Getty Images

Notícias ao Minuto

23:21 - 20/03/23 por Lusa

Mundo Iraque

"Acreditamos que podemos alargar as tarefas [da missão da NATO] a outras áreas e estamos preparados para discutir isso", referiu o chefe da diplomacia iraquiana no início de um encontro na sede da Aliança Atlântica, em Bruxelas, com o secretário-geral da organização, Jens Stoltenberg.

Criada em 2018, a missão da NATO no Iraque não tem caráter ofensivo, mas visa assessorar, treinar e auxiliar as Forças Armadas e as instituições responsáveis pela segurança do país árabe, para que estejam melhor preparadas para estabilizar o seu território, combater o terrorismo e impedir o regresso do grupo 'jihadista' Estado Islâmico (EI).

Hussein reconheceu que a relação entre a NATO e o seu país é "muito boa e está a melhorar".

O governante iraquiano lembrou que recebeu "há uma semana", em Bagdade, o comandante da missão aliada no Iraque, o tenente-general Giovanni Iannucci.

"Tivemos uma boa discussão sobre as tarefas da NATO e a futura parceria e relacionamento com a NATO", frisou.

Fuad Hussein acrescentou que a missão da Aliança Atlântica no Iraque está a realizar "um ótimo trabalho", treinando as Forças Armadas e as instituições de segurança.

Já Jens Stoltenberg afirmou, por sua vez, que Hussein "mostra liderança no fortalecimento da parceria entre a NATO e o Iraque".

"A reunião de hoje é uma forma de avaliarmos a situação e trocarmos opiniões sobre como podemos fortalecer ainda mais a nossa parceria, como podemos fazer mais juntos. Claro, tudo o que fazemos no Iraque é em total respeito à soberania e integridade territorial" deste país, sublinhou o secretário-geral da organização.

A missão de treino da NATO no Iraque foi estabelecida em julho de 2018, a pedido do governo iraquiano.

Trata-se de uma missão que tem como objetivo treinar as forças locais em áreas que vão da resposta a dispositivos explosivos improvisados, ao planeamento civil e militar, à medicina militar e a manutenção de veículos armados.

Leia Também: Turquia aponta que avanços da Suécia para entrada na NATO "ficam aquém"

Recomendados para si

;
Campo obrigatório