Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Militares e civis chegam a acordo para transição política no Sudão

O porta-voz do processo político no Sudão anunciou no domingo que as partes envolvidas no processo de transição do país concordaram em "assinar o acordo político final", tendo em vista o regresso à democracia em "1 de abril".

Militares e civis chegam a acordo para transição política no Sudão
Notícias ao Minuto

06:23 - 20/03/23 por Lusa

Mundo Sudão

"Foi também acordado assinar a constituição de transição em 6 de abril e começar a formar as instituições da autoridade de transição no país em 11 de abril", acrescentou o porta-voz, Khaled Omar Youssef, numa conferência de imprensa após a reunião do mecanismo político encarregado de redigir o acordo final.

O consenso sobre o calendário foi alcançado este domingo na presença do presidente do Conselho Soberano, General Abdelfatah al Burhan, do seu adjunto, Mohamed Hamdan Daglo, e de representantes do Mecanismo Tripartido Africano e do Quarteto Internacional, que inclui os Estados Unidos, Grã-Bretanha, Arábia Saudita e os Emirados Árabes Unidos.

Em 8 de janeiro, teve início a fase final do processo político entre os signatários do "acordo-quadro", alcançado em 5 de dezembro entre militares e civis, com o objetivo de pôr fim à crise política desencadeada após o golpe de estado de outubro de 2021, com o qual Abdelfatah al Burhan depôs o governo civil de transição que tinha liderado o país desde o derrube do ditador Omar Al Bashir, em 2019.

As negociações para o acordo final, que foram mediadas pela ONU, visam integrar todos os atores no Sudão - incluindo aqueles que não assinaram o acordo-quadro - com vista à realização de eleições democráticas no final de 2023 para a formação de um Governo totalmente civil.

Al Burhan, o arquiteto da revolta, reiterou em várias ocasiões que o exército não intervirá nos assuntos do país uma vez formado um Governo eleito democraticamente.

Leia Também: Onze crianças mortas no Sudão do Sul por engenho explosivo abandonado

Recomendados para si

;
Campo obrigatório