Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 19º

TPI? "Os mandados de detenção para a dupla feia são apenas o início"

Continuam a surgir reações positivas de Kyiv à decisão do Tribunal Penal Internacional.

TPI? "Os mandados de detenção para a dupla feia são apenas o início"
Notícias ao Minuto

23:35 - 17/03/23 por Notícias ao Minuto

Mundo Guerra na Ucrânia

O ministro da Defesa ucraniano, Oleksiï Reznikov, notou, esta quarta-feira, que "o tribunal, vereditos e punições estão a chegar", referindo que os mandados de captura do Tribunal Penal Internacional (TPI) contra Vladimir Putin e Maria Lvova-Belova, que apelidou de "dupla feia", são apenas "o início".

"Todo o criminoso deve ser responsabilizado, especialmente quando um alto funcionário está envolvido na deportação de crianças", começou por escrever o governante ucraniano, numa publicação divulgada no Twitter.

"Há muito tempo sinalizámos crimes de guerra russos. Os mandados de detenção para a dupla feia são apenas o início. O tribunal, veredictos e punições estão a chegar", acrescentou.

Recorde-se que o TPI anunciou hoje que foi emitido um mandado de captura contra o presidente russo, Vladimir Putin, acusando-o de crimes de guerra na Ucrânia. Também é visada a comissária dos direitos das crianças para a presidência russa, Maria Lvova-Belova.

O TPI referiu, em comunicado, que o chefe de Estado da Rússia é "alegadamente responsável pelo crime de guerra de deportação ilegal de população (infantil) e da transferência ilegal de população (infantil) a partir de zonas ocupadas na Ucrânia para a Federação Russa". Lvova-Belova é alvo de acusações semelhantes.

Ambos os mandados de prisão são os primeiros do tipo emitidos pelo TPI no contexto da sua investigação de crimes de guerra na Ucrânia.

Leia Também: Ex-conselheiro de Putin diz que mandado de captura é "suicídio" do TPI

Recomendados para si

;
Campo obrigatório