Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Ex-conselheiro de Putin diz que mandado de captura é "suicídio" do TPI

Sergei Markov arrasa decisão do Tribunal Penal Internacional, que emitiu um mandado de captura contra Vladimir Putin.

Ex-conselheiro de Putin diz que mandado de captura é "suicídio" do TPI
Notícias ao Minuto

21:34 - 17/03/23 por Notícias ao Minuto

Mundo Sergei Markov

Sergei Markov, antigo conselheiro e porta-voz do presidente russo, recusou, esta sexta-feira, que a Rússia tenha "sequestrado" crianças da Ucrânia e considerou a decisão de emitir um mandado de captura contra Vladimir Putin é o "suicídio" do Tribunal Penal Internacional (TPI). 

"A decisão do TPI é principalmente um absurdo ridículo e estupidez. Isto é uma vergonha para o TPI. Este é o suicídio do TPI", começou por dizer Sergei Markov, numa publicação divulgada na rede social Telegram.

Para o ex-conselheiro de Putin a decisão do TPI é "também um exemplo do colapso do sistema jurídico ocidental" e "um exemplo da completa imoralidade das elites do Ocidente".

"Portanto, esta é uma decisão importante, mostra a perplexidade da mente das elites ocidentais", defendeu, considerando que "chamar o resgate de crianças da zona de guerra e a sua colocação em sanatórios infantis" de "sequestro" é "um absurdo".

" Esse absurdo completo não causa raiva, mas risos e desprezo pelo TPI", rematou.

Recorde-se que o Tribunal Penal Internacional emitiu hoje um mandado de captura contra o presidente russo por crimes de guerra, nomeadamente o alegado envolvimento em sequestros de crianças na Ucrânia.

Em comunicado, o TPI acusa Putin de ser "alegadamente responsável pelo crime de guerra de deportação ilegal de população [crianças] e transferência ilegal de população [crianças] de áreas ocupadas da Ucrânia para a Federação Russa".

O TPI também emitiu um mandado contra Maria Alekseyevna Lvova-Belova, comissária para os Direitos da Criança no gabinete do presidente da Federação Russa, por acusações semelhantes.

Leia Também: TPI identificou "centenas de crianças" que foram deportadas para Rússia

Recomendados para si

;
Campo obrigatório