Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 11º MÁX 17º

Seca em Espanha faz ressurgir torre de igreja numa barragem da Catalunha

Seca afeta Espanha há já 36 meses e a situação deverá piorar nos próximos meses.

Notícias ao Minuto

16:10 - 17/03/23 por Notícias ao Minuto

Mundo Espanha

A longa seca que se faz sentir em Espanha fez ressurgir uma igreja na vila de San Roman de Sau, na Catalunha, depois de uma barragem atingir o nível de água mais baixo desde 1990.

De acordo com a Reuters, a seca que dura há já 36 meses, fez com que vários reservatórios em toda a Catalunha baixassem acentuadamente os seus níveis de água, trazendo à descoberta antigas construções como pontes e a torre de uma antiga igreja.

Face ao sucedido, as autoridades pedem à população que reduza o consumo de água e os meteorologistas já alertam para o pior, uma vez que o clima será mais quente e seco do que o normal esta primavera ao longo da costa nordeste do Mediterrâneo.

"Esta é uma área que poderíamos descrever como terra de ninguém porque não está a ser afetada pelas tempestades vindas do Atlântico e do Mediterrâneo", disse o porta-voz da agência meteorológica de Espanha, AEMET, Ruben del Campo, à Reuters.

“As ondas de calor nesta área geográfica do planeta são mais frequentes, estão  a aumentar com mais frequência do que em outras regiões", apontou.

A agência destaca que o nível médio de água nos reservatórios da Catalunha é de apenas 27% e, na barragem em que foi descoberta a igreja, a 100 quilómetros de Barcelona, é de apenas 10%.

Têm sido capturadas toneladas de peixes, que têm lutado para sobreviver na água, tendo as espécies nativas sido libertadas em águas nas proximidades. O acesso foi restrito para impedir que as pessoas fiquem presas na lama.

Veja as imagens na fotogaleria acima.

Leia Também: Manifestação de apoio a líder da oposição no Senegal causa 51 feridos

Recomendados para si

;
Campo obrigatório