Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 19º

Envio de caças da Polónia a Kyiv "não altera decisão" dos EUA

As declarações do responsável norte-americano surgiram depois de, também esta quinta-feira, o presidente polaco, Andrzej Duda, ter assegurado que o envio de quatro caças Mig-29 será realizado nos próximos dias.

Envio de caças da Polónia a Kyiv "não altera decisão" dos EUA
Notícias ao Minuto

17:58 - 16/03/23 por Notícias ao Minuto

Mundo Ucrânia/Rússia

O porta-voz da Casa Branca, John Kirby, rejeitou, esta quinta-feira, que o envio de quatro caças Mig-29 de fabrico soviético para a Ucrânia por parte da Polónia altere a decisão dos Estados Unidos quando ao fornecimento de caças F-16.

“Não altera o nosso cálculo, no que diz respeito aos F-16”, disse Kirby à imprensa, citado pelo New York Times, acrescentando que essa opção não está, de momento, “em cima da mesa”.

“Um anúncio por parte de outra nação quanto ao fornecimento de aeronaves não afeta e não altera a nossa própria decisão soberana”, rematou.

As declarações do responsável norte-americano surgiram depois de, também esta quinta-feira, o presidente polaco, Andrzej Duda, ter assegurado que o envio de quatro caças Mig-29 será realizado nos próximos dias, no âmbito de uma conferência de imprensa conjunta, em Varsóvia, com o chefe de Estado da República Checa, Petr Pavel.

Por seu turno, o secretário de Defesa dos Estados Unidos, Lloyd Austin, salientou, durante a décima reunião do Grupo de Contacto para a Defesa da Ucrânia, que ocorreu na quarta-feira, que aquele país “não tem tempo a perder”, face a uma eventual ofensiva russa na primavera.

Recorde-se ainda que nove países já se comprometeram a enviar cerca de 150 tanques Leopard para a Ucrânia, segundo revelou na quarta-feira o chefe do Estado-Maior norte-americano, o general Mark Milley.

Lançada a 24 de fevereiro, a ofensiva militar russa na Ucrânia já provocou a fuga de mais de 14 milhões de pessoas, segundo os dados mais recentes da Organização das Nações Unidas (ONU), que classifica esta crise de refugiados como a pior na Europa desde a Segunda Guerra Mundial (1939-1945).

A entidade confirmou ainda que já morreram mais de 8.231 civis desde o início da guerra e 13.734 ficaram feridos, sublinhando, contudo, que estes números estão muito aquém dos reais.

Leia Também: Polónia enviará para a Ucrânia quatro caças Mig-29 nos próximos dias

Recomendados para si

;
Campo obrigatório