Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
MIN 8º MÁX 15º

Polícia condenado por negligência na tragédia em estádio na Indonésia

Seis indivíduos, incluindo três agentes da autoridade, estavam acusados pela polícia nacional da Indonésia por negligência e outras infrações que resultaram na debandada que terminou com a morte de 135 pessoas.

Polícia condenado por negligência na tragédia em estádio na Indonésia
Notícias ao Minuto

09:11 - 16/03/23 por Notícias ao Minuto

Mundo Indonésia

Um polícia foi condenado a um ano e seis meses de prisão no caso da debandada num estádio de futebol em outubro, na Indonésia, que terminou com a morte de 135 pessoas, incluindo mais de 40 crianças. Dois outros agentes acusados foram absolvidos.

O tribunal da cidade de Surabaya, na província de Java Oriental, considerou a ação do comandante da Brigada Móvel da Polícia negligente na resposta caótica durante o jogo na cidade de Malang.

Por outro lado, foram absolvidos o chefe da seção de operações da Polícia de Malang, Wahyu Setyo Pranoto, e o chefe de uma unidade de reserva da Polícia de Malang, Bambang Sidik Achmadi, já que o tribunal entendeu que não tiveram responsabilidade nos distúrbios.

Na semana passada, já tinham sido condenados a penas de prisão Abdul Haris, um organizador do jogo, e Suko Sutrisno, o oficial de segurança.

Um sexto suspeito, um antigo diretor da empresa que dirige a primeira liga de futebol da Indonésia, ainda está a ser investigado.

A tragédia ocorreu no estádio Kanjuruhan em Malang (Java Oriental), a 1 de outubro, devido a uma debandada depois de a polícia ter usado gás lacrimogéneo contra uma das claques.

A polícia descreveu a invasão do campo como um motim e lamentou a morte de dois polícias, mas os sobreviventes do desastre denunciaram o uso desproporcionado de força pelos agentes.

A polícia nacional demitiu funcionários da polícia na cidade de Malang e na província após a catástrofe.

O presidente indonésio, Joko Widodo, ordenou uma investigação e prometeu demolir o Estádio de Kanjuruhan para ser reconstruído de acordo com as normas de segurança da Federação Internacional de Futebol (FIFA).

A recomendação de uma investigação preliminar para a demissão do chefe da federação nacional de futebol e do seu conselho não foi atendida.

Esta foi uma das piores tragédias da história do futebol.

Leia Também: Indonésia. Condenados organizadores de jogo que terminou em 135 mortes

Recomendados para si

;
Campo obrigatório