Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 12º MÁX 24º

UA apresenta condolências aos países afetados pelo ciclone Freddy

O Presidente da Comissão (secretariado) da União Africana (UA), Moussa Faki Mahamat, apresentou hoje condolências às pessoas afetadas pelo ciclone tropical Freddy em Madagáscar, Moçambique e Malaui, onde a depressão provocou cerca de 140 mortes.

UA apresenta condolências aos países afetados pelo ciclone Freddy
Notícias ao Minuto

14:26 - 14/03/23 por Lusa

Mundo União Africana

"Envio as minhas sinceras condolências e simpatia ao povo e governos do Malaui, Moçambique e Madagáscar, na sequência dos devastadores deslizamentos de terras e chuvas torrenciais causadas pelo ciclone Freddy nestas nações da África Austral", disse Mahamat na sua conta do Twitter.

O Presidente sul-africano, Cyril Ramaphosa, também lamentou a catástrofe e apresentou hoje condolências às famílias das vítimas.

"Como Governo e povo da África do Sul, entristece-nos a perda de vidas, gado, infraestruturas e propriedades vividas pelas nossas nações irmãs", disse Ramaphosa.

O Gabinete de Coordenação dos Assuntos Humanitários das Nações Unidas (OCHA) confirmou hoje que pelo menos 111 pessoas morreram no sul do Malawi desde que o ciclone se abateu sobre o solo no domingo.

Freddy atingiu pela primeira vez a costa oriental de Madagáscar a 21 de fevereiro e regressou à ilha a 05 de março, deixando um total de 17 mortos e 300.000 pessoas afetadas.

Em Moçambique, o ciclone teve o seu primeiro impacto a 24 de fevereiro, quando pelo menos dez pessoas morreram, e voltou no final da semana passada, causando outra morte, de acordo com relatos dos órgãos de comunicação social internacionais.

Além disso, mais de 170.000 pessoas foram afetadas pelo fenómeno em diferentes províncias de todo o país.

Freddy é já um dos ciclones de maior duração e trajetória nas últimas décadas, tendo viajado mais de 10.000 quilómetros desde a sua formação no norte da Austrália, a 04 de fevereiro, e atravessado todo o Oceano Índico até à África Austral.

De acordo com a Organização Meteorológica Mundial (OMM), Freddy pode ter batido o recorde de duração do Furacão John, que durou 31 dias em 1994, embora os peritos da organização não confirmem este recorde, até o ciclone se dissipar.

A porta-voz da agência da ONU, Clare Nullis, disse na sexta-feira passada que, embora o impacto do ciclone em Madagáscar e Moçambique tenha sido "considerável", o número de mortos nesses países foi limitado pela exatidão das previsões meteorológicas iniciais.

Leia Também: Número de mortes sobe para 10 após ciclone Freddy em Moçambique

Recomendados para si

;
Campo obrigatório