As autoridades no estado norte-americano do Ohio, na localidade rural de Circleville, abateram no domingo uma zebra depois do animal ter mordido e quase arrancado o braço ao dono, de 72 anos.
Segundo contou a polícia do condado de Pickaway, quando os agentes chegaram ao local, encontraram o homem, Ronald Clifton, caído no chão em frente à manada de zebras e agarrado ao braço ensanguentado, com uma marca de mordidela.
Os agentes colocaram um veículo entre a manada e Clifton, para que este pudesse ser tratado, mas, segundo explicaram as autoridades à ABC News, um macho "avançou contra a porta lateral e mostrou-se muito hostil".
A polícia ainda tentou afugentar o animal, com sirenes e buzinas, e foi possível levantar o idoso do chão. Enquanto Clifton foi tratado por pessoa médico, a zebra continuou a circular em torno do local e a família, que é dona da manada, deu autorização aos agentes para abater o macho, caso este se aproximasse.
Fonte da força policial disse à ABC que, aparentemente, o animal estava a ser "protetor sobre cinco ou seis zebras fêmeas que estavam no campo quando as autoridades chegaram".
Num vídeo capturado pela câmara corporal de um dos agentes, é possível ver os homens a gritar com a zebra, tentado afastá-la, até que o polícia acaba por disparar sobre a cabeça do animal, matando-o (o vídeo em baixo é cortado antes do agente disparar).
Ronald Clifton acabou por ser levado para um hospital e encontra-se estável, sendo que a unidade hospitalar já avançou que o braço do homem não precisará de ser amputado.
Já a família deixou claro que as restantes zebras não serão removidas ou abatidas.
Leia Também: Caçadores furtivos mataram 448 rinocerontes em 2022 na África do Sul