Espera por transplante de mãos, mas rejeita dadores homens e negros

A mulher, uma antiga cabeleireira, perdeu as mãos e os pés devido a uma septicemia, após umas férias em Espanha, em 2017.

Notícia

© Shutterstock

Notícias ao Minuto
08/03/2023 12:03 ‧ 08/03/2023 por Notícias ao Minuto

Mundo

Inglaterra

Kim Smith, uma cidadã britânica, de 61 anos, espera há quase seis anos por um raro transplante duplo de mãos. No entanto, rejeitou um dadores masculino e uma dadora negra. Segundo o jornal The Independent, a mulher foi já alertada de que terá de esperar muito mais se aceitar apenas dadoras femininas. 

A mulher, uma antiga cabeleireira, perdeu as mãos e os pés devido a uma septicemia, após umas férias em Espanha, em 2017. Esteve ainda nove semanas em coma. 

“Quero que sejam mãos pequenas. Antes das amputações, eu tinha 1,52 metros. Tinha mãos pequenas”, explicou a mulher, residente em Buckinghamshire, na Inglaterra, acrescentando que também descartou a dadora negra por querer que combinasse com o seu tom de pele

Ao The Independent, Kim revelou ainda como tem sido a espera por um novo par de mãos e contou que o marido, Steve, lhe prometeu um novo anel de casamento e um pulseira quando fizesse o transplante. 

“Ele prometeu-me anéis novos. Provavelmente, iremos às compras assim que eu tiver as minhas mãos. Não vale a pena fazer compras sem as mãos, não sabemos qual será o meu tamanho”, afirmou. 

Ouvido pelo jornal, o médico responsável pelo caso, Simon Kay, afirmou “compreender” a posição da mulher. “Todos nós variamos enormemente na medida em que aceitamos mudanças em relação à nossa própria aparência natural. Se as mãos transplantadas não forem aceites pelo receptor, existe um grande potencial de rejeição psicológica que leva ao não cumprimento da medicação imunossupressora e, por conseguinte, à rejeição imunológica”, elucidou.

Leia Também: Conheça Jamie, o homem que recebeu um transplante de mãos: "A vida é boa"

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas