"Não é possível encontrar um mundo melhor sem contribuição das mulheres"
No Dia Internacional da Mulher, o Papa Francisco considerou que "a Igreja também pode beneficiar da valorização da mulher".

© Pool/A.Giuliani/GG/Mondadori Portfolio via Getty Images

Mundo Papa Francisco
O Papa Francisco destacou, esta quarta-feira, o papel das mulheres na sociedade e na Igreja, frisando que “não é possível encontrar um mundo melhor, mais justo, mais inclusivo e totalmente sustentável sem a contribuição das mulheres”.
No prefácio do livro ‘More Womens’s Leadership for a Better World’ [‘Mais liderança das mulheres para um mundo melhor’, na tradução livre], partilhado pelo Vatican News, o Papa considerou que “a Igreja também pode beneficiar da valorização da mulher”.
“Não é possível encontrar um mundo melhor, mais justo, mais inclusivo e totalmente sustentável sem a contribuição das mulheres. Devemos trabalhar, todos juntos, para abrir oportunidades iguais para homens e mulheres em todos os contextos”, acrescentou.
Na ótica do pontífice, “o pensamento das mulheres é diferente do dos homens”, porque “estão mais atentas à proteção do ambiente” e o “seu olhar não se volta para o passado mas para o futuro”.
“As mulheres sabem que dão à luz com dor para alcançar uma grande alegria: para dar vida e abrir vastos e novos horizontes. É por isso que as mulheres querem a paz, sempre”, frisou, acrescentando que “as mulheres sabem exprimir força e ternura, são boas, qualificadas, preparadas, sabem inspirar as novas gerações”.
“A capacidade de cuidar, por exemplo, é sem dúvida uma caraterística feminina que deve ser expressa não só no seio da família, mas igualmente e com sucesso na política, nos negócios, na academia e no local de trabalho”, acrescentou.
No entanto, considerou que as lacunas na igualdade de género “são uma grave injustiça” e que estão “na origem da violência contra as mulheres”. “Temos de encontrar a cura para curar esta praga e não deixar as mulheres sozinhas”, apelou.
O Papa Francisco afirmou ainda que “a capacidade de prestar cuidados deve ser expressa por todos nós, homens e mulheres”. “Os homens também podem cultivar esta capacidade na parentalidade: quão bela é a família onde ambos os pais, mães e pais, cuidam juntos dos seus filhos, ajudam-nos a crescer saudáveis, e educam-nos para respeitar as pessoas e as coisas”, frisou.
Leia Também: No Dia da Mulher, Costa saúda "coragem" dos que "lutam pela igualdade"
Comentários
Regras de conduta dos comentários