Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 19º

EUA. Empresa responsável por comboio com químicos promete pagar milhões

A companhia ferroviária que operava o comboio que transportava produtos químicos tóxicos e sofreu um descarrilamento em fevereiro, nos EUA, comprometeu-se a pagar vários milhões de dólares para cobrir os custos da recuperação, divulgou hoje o governador da Pensilvânia.

EUA. Empresa responsável por comboio com químicos promete pagar milhões
Notícias ao Minuto

06:23 - 07/03/23 por Lusa

Mundo EUA

A gabinete de Josh Shapiro revelou que o governador da Pensilvânia encontrou-se com o CEO da Norfolk Southern, Alan Shaw, na quinta-feira, referindo que a empresa garantiu um compromisso inicial de ajuda financeira, noticiou a agência Associated Press (AP).

O acidente aconteceu a 03 de fevereiro, na localidade East Palestine, no Estado de Ohio, não causou vítimas diretas, mas provocou um incêndio com uma coluna de fumo negro de grandes proporções.

O comboio que descarrilou transportava cloreto de vinilo, um produto químico usado no fabrico de plástico e que é considerado cancerígeno e altamente inflamável.

A Agência de Proteção Ambiental dos EUA determinou que a Norfolk Southern cubra os custos de limpeza do descarrilamento que derrubou 38 carruagens.

O incêndio que ocorreu após o acidente levou à evacuação de metade do leste da Palestina e da área circundante, perto da fronteira com o Estado da Pensilvânia.

Josh Shapiro acrescentou que a Norfolk Southern pagará 5 milhões de dólares (cerca de 4,68 milhões de euros) para reembolsar os bombeiros por equipamentos que foram contaminados ou danificados na resposta e 1 milhão de dólares (cerca de 940 mil euros) aos condados de Beaver e Lawrence, para ajudar empresários e residentes cujos meios de subsistência foram afetados.

Quase mais 1,4 milhões de dólares (cerca de 1,3 milhões de euros) serão entregues a agências estatais que responderam ao incidente, inclusive para a criação de uma clínica de saúde para residentes, sublinhou ainda Shapiro.

O gabinete do governador da Pensilvânia assegurou ainda que irá pressionar a Norfolk Southern para cobrir quaisquer custos adicionais que se acumulem.

As autoridades federais e estatais disseram repetidamente que é seguro para os residentes evacuados regressarem à região e que os testes do ar na cidade e em centenas de casas não detetaram nenhum nível preocupante de contaminantes.

No entanto, alguns moradores dizem que ainda sofrem de doenças quase um mês depois.

Leia Também: Rússia acusa EUA de "provocação com químicos tóxicos" na Ucrânia

Recomendados para si

;
Campo obrigatório