UE expressa condolências por morte de opositora na Síria

"A UE transmite as suas condolências à família de Kodmani e a todos aqueles que lhe eram próximos e louva os seus esforços e legado".

Notícia

© Getty Images

Lusa
05/03/2023 12:57 ‧ 05/03/2023 por Lusa

Mundo

Síria

A União Europeia (UE) expressou hoje as suas condolências pela morte, no início desta semana, de Bassma Kodmani, figura proeminente da oposição síria.

Kodmani, que a UE reconheceu numa declaração como "figura central da oposição síria", foi uma "poderosa e incansável defensora do papel das mulheres numa Síria pós-conflito".

"É trágico que a sua visão, partilhada pela UE, de uma Síria livre e democrática continue por realizar", acrescenta o serviço externo do bloco europeu, na sua declaração.

"A UE transmite as suas condolências à família de Kodmani e a todos aqueles que lhe eram próximos e louva os seus esforços e legado", prossegue a nota.

Kodmani foi uma antiga líder do Conselho Nacional sírio, que foi formado em 2011 em Istambul (Turquia) com o objetivo de promover uma organização que conduziria a Síria a uma transição para a democracia, caso o Presidente Bashar Al Assad deixasse o poder.

A UE garante, contudo, que continuará empenhada em trabalhar para uma solução sustentável do conflito sírio através de uma "transição política genuína e abrangente, em conformidade com a Resolução 2254 do Conselho de Segurança das Nações Unidas".

Leia Também: Banco Mundial estima em 4.803 milhões de prejuízos dos sismos na Síria

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas