Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 19º

Líder sindical critica "Estado policial" na Tunísia e pede diálogo

O líder da principal central sindical tunisina, Noureddine Taboubi, criticou hoje o "Estado policial" na Tunísia e apelou ao Presidente do país, Kais Saied, que aceite "o diálogo".

Líder sindical critica "Estado policial" na Tunísia e pede diálogo
Notícias ao Minuto

13:08 - 04/03/23 por Lusa

Mundo Tunísia

Perante mais 3.000 pessoas, numa manifestação em Tunes, o líder do UGTT, Noureddine Taboubi, referiu 20 detenções recentes de opositores, incluindo líderes da principal coligação contra o Presidente, e um sindicalista por ter lançado uma greve nas portagens das autoestradas.

"Nunca aceitaremos estas práticas de detenções", vincou, acrescentando que o sindicato, que diz contar com cerca de um milhão de membros, está "tão unido como os cinco dedos de uma mão", disse, citado pela agência France-Presse (AFP).

Taboubi, Nobel da Paz em 2015 por promover o diálogo político, criticou os "acertos de contas e comentários que dividem a sociedade".

"Apresentamos uma iniciativa (reformadora) com outros e é como se tivéssemos cometido um crime", acusou, tendo insistido na necessidade de um diálogo e de "mudanças pacíficas e democráticas".

No discurso de Taboubi, o líder sindical registou, também, que a UGTT não foi informada em detalhe sobre as negociações entre o Governo e o Fundo Monetário Internacional (FMI), sobre uma ajuda de quase 2.000 milhões de dólares.

A Tunísia, com uma dívida pública que representa 80% do PIB, tem as negociações com o FMI paradas desde meados de outubro.

Leia Também: Tunísia. Proibida manifestação da oposição marcada para domingo

Recomendados para si

;
Campo obrigatório