Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 17º

Pence recusa dizer se apoia Trump como candidato dos republicanos em 2024

O ex-vice-presidente Mike Pence recusou hoje dizer se apoia Donald Trump caso este venha a ser o candidato presidencial Republicano em 2024.

Pence recusa dizer se apoia Trump como candidato dos republicanos em 2024
Notícias ao Minuto

23:19 - 02/03/23 por Lusa

Mundo EUA

Pence, que se acredita que irá lutar por ser o candidato dos republicanos, sugeriu, em entrevista à Associated Press, que o estilo de liderança de Trump não é o que o partido precisa na próxima corrida à Casa Branca.

"Penso que teremos escolhas melhores", disse Pence na entrevista, realizada no estado da carolina do Sul.

"Estou convencido de que ninguém poderia ter derrotado Hillary Clinton em 2016, exceto Donald Trump, mas acho que vivemos numa época diferente e isso exige uma liderança diferente", vincou.

Pence e Trump estão desavindos desde a violenta invasão do Capitólio dos Estados Unidos em 06 de janeiro de 2021, pelos apoiantes de Trump, numa tentativa de impedir a certificação pelo Congresso da vitória do candidato Democrata Joe Biden.

Os republicanos deverão incluir o compromisso de apoio ao eventual candidato do Partido Republicano de entre os critérios formais para participação nos debates primários.

Pence, que desde que saiu da Casa Branca já visitou nove vezes a Carolina do Sul, participou numa mesa redonda com autoridades em North Charleston.

O seu plano nesta nona deslocação ao estado onde será feita uma votação antecipada nas candidaturas à nomeação inclui um encontro com líderes religiosos em Greenville e participará na Universidade Bob Jones numa palestra sobre o seu último livro.

Mike Pence disse que divulgará a sua decisão sobre 2024 "na primavera".

Na corrida pela nomeação dos republicanos já estão Trump e a ex-governadora da Carolina do Sul Nikki Haley.

Outros nomes que se podem juntar incluem o governador da Florida, Ron DeSantis, e o senador Tim Scott, da Carolina do Sul.

"O povo americano quer que regressemos às políticas do governo Trump-Pence, mas acho que eles querem ver uma liderança que reflita mais o caráter do povo americano: ou seja, o compromisso com os princípios e a civilidade que os americanos mostram todos os dias uns aos outros", afirmou Pence.

"E assim, se entrarmos na corrida, ofereceremos esse tipo de liderança", adiantou.

Questionado se estava a argumentar que será a melhor escolha para os eleitores republicanos que apoiavam as políticas da administração Trump, mas não Trump agora, Pence não respondeu diretamente.

"Prometo-lhe, se eu me tornar candidato a Presidente dos Estados Unidos, serei eu mesmo", afirmou, acrescentando: "Farei tudo da maneira que sempre aspirei fazer, e isso é mostrar o tipo de respeito pelas pessoas, mesmo com opiniões divergentes, que eu acho que o povo americano demonstra todos os dias. Precisamos novamente de ter um governo tão bom como os americanos, e estou confiante de que, em breve, teremos", concluiu.

Leia Também: Novo documento confidencial descoberto em buscas na casa de Mike Pence

Recomendados para si

;
Campo obrigatório