Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 12º MÁX 24º

ONU pede investigação imparcial a morte de jovens por militares no México

O gabinete do Alto-comissário da ONU para Direitos Humanos (ACNUDH) no México solicitou esta quarta-feira uma investigação "diligente, rápida e imparcial" sobre os assassinatos de cinco jovens na cidade fronteiriça de Nuevo Laredo, pelo Exército mexicano.

ONU pede investigação imparcial a morte de jovens por militares no México
Notícias ao Minuto

06:54 - 02/03/23 por Lusa

Mundo México

"O ACNUDH pede às autoridades nacionais competentes que realizem uma investigação diligente, rápida e imparcial sobre os eventos violentos", destacou esta organização em comunicado.

O incidente ocorreu no domingo e cinco pessoas morreram e outra ficou ferida, "em consequência do uso de força letal por elementos do Ministério da Defesa Nacional (Sedena)", lembrou este gabinete.

Para o ACNUDH no México, de acordo com as normas internacionais de direitos humanos, o uso de armas de fogo deve ser "o último recurso", proporcional ao objetivo legítimo perseguido, com pleno respeito e proteção da vida humana.

"Qualquer morte relacionada com o uso da força por militares deve ser investigada de forma independente pelas autoridades civis, que devem contar com todas as informações e colaboração das empresas envolvidas", acrescentou este órgão.

O ACNUDH indicou ainda que a repetição de situações semelhantes, com base nas ações das forças militares em Nuevo Laredo nos últimos anos, "torna mais evidente a necessidade de realizar uma análise objetiva e minuciosa das circunstâncias".

Para este organismo, devem ser adotadas medidas para prevenir graves violações dos direitos humanos, bem como remover todos os obstáculos enfrentados pela justiça para garantir o julgamento e punição dos responsáveis.

A agência, que expressou as suas condolências às famílias dos jovens que perderam a vida, alertou as autoridades para que adotem com urgência as medidas pertinentes para proteger e socorrer devidamente os sobreviventes e testemunhas, bem como os defensores dos direitos humanos e jornalistas que têm documentado o que aconteceu num contexto de adversidade.

Esta posição do ACNUDH ocorre depois de, nesta quarta-feira, o Presidente mexicano, Andrés Manuel López Obrador, ter pedido para que seja determinado o papel do Exército no assassinato de cinco jovens na cidade fronteiriça de Nuevo Laredo para que, no caso de serem responsáveis, "sejam punidos".

A morte destes jovens ocorre num momento em que se regista uma crescente política de militarização do Presidente Andrés Manuel López Obrador, que atribuiu tarefas de segurança pública às Forças Armadas.

Na terça-feira, o próprio Ministério da Defesa explicou que as ações dos elementos do Exército mexicano ocorreram após uma perseguição e o som de "um barulho", ao detalhar a abertura de uma investigação civil e pela autoridade da justiça militar.

Leia Também: Reforma eleitoral? México acusa EUA de ingerência em assuntos internos

Recomendados para si

;
Campo obrigatório