Meteorologia

  • 04 MAIO 2024
Tempo
19º
MIN 13º MÁX 21º

Reforma eleitoral? México acusa EUA de ingerência em assuntos internos

O presidente mexicano Andrés Manuel López Obrador acusou terça-feira os Estados Unidos de se intrometer nos assuntos internos do México, após declarações do Departamento de Estado sobre uma polémica reforma eleitoral do partido governista de esquerda.

Reforma eleitoral? México acusa EUA de ingerência em assuntos internos
Notícias ao Minuto

07:09 - 01/03/23 por Lusa

Mundo México

"Como sempre, metem-se em assuntos que não lhes dizem respeito", disse López Obrador, na conferência de imprensa diária, destacando que as expressões do Departamento de Estado contradizem a ideia do presidente Joe Biden de pé de "igualdade" nas relações bilaterais.

Dirigindo-se ao secretário de Estado americano, Antony Blinken, o presidente destacou, de forma taxativa, que "há mais democracia hoje no México do que nos Estados Unidos".

Por sua vez, o secretário de Estado adjunto para a América Latina, Brian Nicholas, destacou que, no México, há um "grande debate sobre reformas eleitorais que estão a testar a independência das instituições eleitorais e judiciais".

Dezenas de milhares de pessoas manifestaram-se no México contra a reforma eleitoral que corta o orçamento e o pessoal do Instituto Nacional Eleitoral (INE).

Aprovada em definitivo pelo Senado, a reforma é considerada pela oposição uma ameaça à independência do INE, a pouco mais de um ano das eleições presidenciais, em meados de 2024, anunciando recurso para o Supremo Tribunal.

No comunicado do Departamento de Estado, divulgado na segunda-feira, os Estados Unidos reforçam o seu apoio às instituições eleitorais "independentes".

Leia Também: Primeira caravana do ano com migrantes partiu do México com mil pessoas

Recomendados para si

;
Campo obrigatório