Falso alerta aéreo após ataque informático a emissoras russas

"Como resultado da pirataria de servidores de estações de rádio e canais de televisão, em algumas regiões do país, foram transmitidas informações sobre o anúncio de um alerta aéreo" referiu o Ministério Para Situações De Emergência, mas "a informação é falsa".

Notícia

© iStock

Notícias ao Minuto
28/02/2023 09:52 ‧ 28/02/2023 por Notícias ao Minuto

Mundo

rússia

Um ataque informático a emissoras regionais russas levou a que fosse emitido um falso alerta de ataque aéreo, esta terça-feira, pedindo às pessoas para se abrigarem de um ataque com mísseis.

"Como resultado da pirataria de servidores de estações de rádio e canais de televisão, em algumas regiões do país, foram transmitidas informações sobre o anúncio de um alerta aéreo" referiu o Ministério Para Situações De Emergência russo numa declaração, citada pela Reuters.

Segundo o ministério, "a informação é falsa e não corresponde à realidade".

Entre as regiões onde as mensagens falsas foram transmitidas estava a Crimeia - península que a Rússia anexou da Ucrânia em 2014 - informou a agência de notícias RIA Novosti.

Na TV regional da Crimeia, foi mostrada uma imagem com um homem a correr para se proteger de mísseis e uma mensagem a dizer: "Todos para o abrigo, agora".

Recorde-se que, esta terça-feira, o aeroporto de Pulkovo, em São Petersburgo, na Rússia, suspendeu temporariamente todos os voos, durante a manhã

O site de rastreamento de voos Flight Radar mostrou que vários voos com destino a São Petersburgo voltaram para trás e, segundo Anton Gerashchenko, o conselheiro do Ministério da Administração Interna da Ucrânia, na rede social Twitter, "caças de combate foram enviados para o céu devido a um objeto desconhecido no ar".

Leia Também: Aeroporto de Pulkovo, na Rússia, suspende temporariamente todos os voos

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas