O 1.º ataque ao World Trade Center foi há 30 anos. "Sejam boas pessoas"

As três décadas da explosão são assinaladas por várias entidades, que recordam mensagens de sobreviventes, assim como as ligações ao ataque terrorista que viria a acontecer a 11 de setembro de 2021, no mesmo local. Um dos responsáveis pelo primeiro ataque é ainda sobrinho de um dos 'arquitetos' do 11 de Setembro.

Notícia

© Noticias ao minuto

Notícias ao Minuto
26/02/2023 19:27 ‧ 26/02/2023 por Notícias ao Minuto

Mundo

EUA

Assinalam-se, este domingo, 30 anos do primeiro ataque terrorista que aconteceu no World Trade Center (WTC), em Nova Iorque, nos Estados Unidos (EUA).

Apesar de o ataque que aconteceu a 11 de setembro de 2001 ser o marco que muitas pessoas associam ao terrorismo nos EUA - e que fez com que, não só no país, como por todo o mundo a segurança por forma  a prevenir o terrorismo 'apertasse' -, um ataque bombista aconteceu no local anos antes. 

Tratou-se de um camião armadilhado que explodiu na garagem da Torre Norte do complexo, e que resultou na morte de seis pessoas. Mais de mil pessoas ficaram ainda feridas, e houve mesmo quem se prevenisse e - à semelhança do que aconteceu no início do século com as chamadas dos trabalhadores do WTC para os familiares - deixasse cartas aos entes queridos.

É o caso de Carl Selinger, que ficou preso num elevador na altura do ataque. O Memorial e Museu Nacional do 11 de Setembro recordou a nota deixada pelo homem, que foi resgatado cinco horas após a explosão. "Para a minha família/ Do pai: Deixo alguns pensamentos, no caso de estar destinado a deixar-vos hoje. Amo-vos muito. Sejam boas pessoas. Façam coisas maravilhosas na vossa vida", começa por escrever o sobrevivente, notando ainda que o espaço onde se situava estava com fumo. Numa mensagem que aparentemente é para a esposa, Selinger escreve: "Sempre te amei, e mostrei-te isso tanto quanto podia".

Dirigindo-se a outros três nomes, aparentemente os filhos, deixa ainda conselhos como "ajudar as pessoas", assim como escreve como está "orgulhoso" deles. No final da nota, enumera ainda uma série de coisas de que gosta, como ideias, o seu trabalho e as pessoas que fazem parte da sua vida.

O mesmo museu partilhou também uma fotografia de um pedaço do camião que causou a explosão. "Tornou-se uma prova essencial no julgamento das conspirações", escrevem os responsáveis. 

O Departamento dos Bombeiros de Nova Iorque assinalou também este dia com algumas imagens da tragédia. "Há 30 anos, este departamento combatia as chamas na área instável afetada na garagem, enquanto outros escalavam o edifício para resgatar civis", escreveram os responsáveis na rede social Twitter, dando conta do número de vítimas.

Também jornais, como o New York Times, recordaram as manchetes do dia seguinte.

Na sequência do ataque seis pessoas foram condenadas, de acordo com o que recorda a Associated Press. Um sétimo suspeito continua na lista dos mais procurados do FBI. Um dos condenados, Ramzi Yousef, esperava que uma das torres colapsasse e atingisse a outra, explicaram as autoridades. Uma mensagem foi encontrada num computador dizendo que "a próxima vez vai ser certeiro, e o World Trade Center vai continuar a ser um dos nossos alvos".

Yousef é sobrinho de Khalid Sheikh Mohammed, um paquistanês conhecido por ter sido um dos 'arquitetos' do ataque que aconteceu a 11 de setembro de 2001.

Leia Também: Guterres exige fim de colonatos israelitas nos territórios palestinianos

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas