Meteorologia

  • 29 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 11º MÁX 18º

China a dar armas letais à Rússia? "Trará preço real", dizem EUA

Numa entrevista dada à CNN, oconselheiro de segurança nacional da Casa Branca, Jake Sullivan, apontou que os EUA tinham deixado claro, à porta fechada, que uma tal medida teria consequências graves.

China a dar armas letais à Rússia? "Trará preço real", dizem EUA
Notícias ao Minuto

14:58 - 26/02/23 por Notícias ao Minuto

Mundo Guerra na Ucrânia

O conselheiro de segurança nacional da Casa Branca, Jake Sullivan, avançou, este domingo, que se a China avançar com a ideia de fornecer ajuda letal para ajudar a Rússia na guerra na Ucrânia "trará um preço real".

Numa entrevista dada à CNN, Sullivan apontou que os EUA tinham deixado claro, à porta fechada, que uma tal medida teria consequências graves.

"Pequim terá de tomar as suas próprias decisões sobre a forma como procede, se presta assistência militar, mas se enveredar por esse caminho, terá um preço real para a China", destacou.

Em causa está o facto de o diretor da CIA, William Burns, ter ferido, em entrevista à CBS News este domingo que os EUA "estão confiantes de que a liderança chinesa está a considerar o fornecimento de equipamento letal" à China.

A China apresentou, esta semana, um documento de 12 pontos apresentado por Pequim, com vista a solucionar o conflito no leste europeu.

A proposta surgiu um dia depois de a China ter optado pela abstenção numa resolução da ONU a apelar ao fim do conflito. A medida, aprovada com 141 votos a favor, sete contra e 32 abstenções, incluí a exigência da saída do exército russo de território ucraniano.

Leia Também: Von der Leyen e Charles Michel podem visitar a China em meados de 2023

Recomendados para si

;
Campo obrigatório