Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 24º

Corrupção? Procurador do Peru formaliza investigação contra ex-presidente

O procurador do Peru formalizou, esta terça-feira, a investigação preparatória contra o ex-presidente Pedro Castillo alegadamente por vários crimes de corrupção durante o seu Governo, depois de o Congresso ter aprovado o relatório final de uma denúncia constitucional.

Corrupção? Procurador do Peru formaliza investigação contra ex-presidente
Notícias ao Minuto

15:52 - 21/02/23 por Lusa

Mundo Peru

"A Procuradoria Nacional formalizou a investigação preparatória contra o ex-presidente da República Pedro Castillo como suposto autor dos crimes de organização criminosa agravada, tráfico de influência agravado e cúmplice do delito de conluio simples", escreve o Ministério Público do Peru a rede social Twitter.

Esta investigação preparatória antecipa a acusação do Ministério Público contra o ex-presidente do Peru, uma vez que Pedro Castillo já não tem imunidade como tinha durante o mandato de chefe de Estado.

O Congresso do Peru aprovou na sexta-feira o relatório final de uma denúncia constitucional que recomenda à procuradoria que acuse o ex-presidente Pedro Castillo de alegadamente liderar uma "organização criminal" durante o seu Governo para obter financiamentos ilegais.

O ex-chefe de Estado cumpre 18 meses de prisão preventiva após uma tentativa de golpe de Estado constitucional em dezembro passado, na qual pretendia dissolver um Congresso dominado pelas forças conservadores e de extrema-direita e convocar uma assembleia constituinte.

O documento recomenda que Castillo seja acusado pelo suposto envolvimento em crimes contra a tranquilidade pública na modalidade de organização criminal agravada pela sua condição de líder, e contra a administração pública, na modalidade de tráfego de influências agravado.

O Ministério Público confirmou também hoje uma investigação preparatória contra os ex-ministros dos Transportes e Comunicações e da Habitação, Construção e Saneamento alegadamente pelos crimes de organização criminosa.

Leia Também: Psicóloga de apoio alerta para "brecha" entre Lima e interior do Peru

Recomendados para si

;
Campo obrigatório