A antiga chanceler alemã Angela Merkel foi a mais recente alvo de chamadas falsas, tendo sido contactada por comediantes russos que se fizeram passar pelo antigo presidente ucraniano, Petro Poroshenko.
Segundo contou a equipa de Merkel, citada pela Associated Press, a chamada decorreu no passado dia 12 de janeiro, com os homens a discutirem com a chanceler sobre desenvolvimentos na Ucrânia e na Bielorrússia.
A conversa, diz a Associated Press, contou também com o apoio de um tradutor do Ministério dos Negócios Estrangeiros alemão.
O escritório de Angela Merkel acrescentou que contactou logo de seguida o governo alemão para dar conta da chamada, considerando o tom e teor da mesma suspeito.
Mais tarde, dois homens, Vladimir Kuznetsov e Alexei Stolyarov, conhecidos como Vovan e Lexus, gabaram-se no Telegram de serem os autores da "brincadeira". Os dois são responsáveis por incidentes semelhantes com o presidente francês Emmanuel Macron, com o presidente polaco Andrzej Duda e com o antigo primeiro-ministro britânico Boris Johnson.
Elton John e Harry, o duque de Sussex, também já foram alvos das chamadas dos grupos.
Leia Também: Merkel recebe prémio de UNESCO por ter recebido 1,2 milhões de migrantes