Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 19º

Peru. Congresso recomenda acusação de corrupção para Castillo

O Congresso do Peru aprovou hoje o relatório final de uma denúncia constitucional que recomenda à procuradoria que acuse o ex-Presidente Pedro Castillo de alegadamente liderar uma "organização criminal" durante o seu Governo para obter financiamentos ilegais.

Peru. Congresso recomenda acusação de corrupção para Castillo
Notícias ao Minuto

20:36 - 17/02/23 por Lusa

Mundo Peru

Com 59 votos a favor, 23 contra e três abstenções, o hemiciclo aprovou o relatório final da denúncia apresentada pela Procuradoria-geral contra o ex-chefe de Estado, que cumpre 18 meses de prisão preventiva após uma tentativa de golpe de Estado constitucional em dezembro passado, na qual pretendia dissolver um Congresso dominado pelas forças conservadores e de extrema-direita e convocar uma Assembleia constituinte.

O documento recomenda que Castillo seja acusado pelo suposto envolvimento em crimes contra a tranquilidade pública na modalidade de organização criminal agravada pela sua condição de líder, e contra a administração pública, na modalidade de tráfego de influências agravado.

O relatório também recomenda que o antigo governante seja acusado de alegada cumplicidade de delito de conluio contra a administração pública, pela suposta obtenção de dinheiro em troca de licitações fraudulentas de obras públicas.

Os protestos no Peru após a destituição e detenção de Castillo, substituído na Presidência pela então vice-Presidente Dina Boluarte, provocaram desde dezembro mais de 60 mortos e centenas de feridos e detidos devido à repressão.

Divulgado na quinta-feira em Lima, um primeiro relatório da Amnistia Internacional (AI) sobre a situação no país considerou que a repressão militar e policial registada no Peru desde dezembro demonstra um "desprezo" pela população indígena e camponesa do país.

O documento da organização não-governamental (ONG) referiu-se a graves violações dos direitos humanos, incluindo supostas execuções extrajudiciais.

Leia Também: Crise no Chile exige "cidadania e redistribuição do pode", diz académica

Recomendados para si

;
Campo obrigatório