Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 8º MÁX 15º

Número de militares mortos em ataque terrorista no Níger sobe para 17

O Ministério da Defesa do Níger divulgou hoje que o número de vítimas do ataque de um "grupo de terroristas armados" em 10 de fevereiro no oeste do país, na fronteira com o Mali, aumentou para 17 militares mortos.

Número de militares mortos em ataque terrorista no Níger sobe para 17
Notícias ao Minuto

16:14 - 17/02/23 por Lusa

Mundo Níger

"A evolução do balanço à data de 17 de fevereiro de 2023 do lado das FAN (Forças Armadas da Nigéria) é apurada da seguinte forma: 17 mortos, 13 feridos, 12 desaparecidos", especifica o ministério, acrescentando que "as operações de pesquisa continuam".

Um relatório oficial anterior referia 10 mortos.

O ministério diz que cinco veículos do exército também foram "carbonizados" e "outro varrido".

O novo relatório não especifica o número de agressores mortos na resposta, mas o ministério garante que levaram "vários corpos" na sua retirada.

A França, que rapidamente condenou o ataque, apoia o Níger na sua operação Almahaou, que visa proteger a fronteira com o Mali, com 250 militares, numa "parceria de combate".

O Níger é uma das opções para a redistribuição das forças especiais francesas, expulsas do vizinho Burkina Faso em meados de janeiro pela junta de transição.

O ataque, há uma semana, ocorreu na imensa e instável região de Tillabéri, com uma área de 100 mil quilómetros quadrados, chamada zona das "três fronteiras" por ter fronteira com Níger, Burkina Faso e Mali.

Os primeiros ataques contra o exército nesta área começaram em 2010, mas intensificaram-se em 2017.

As autoridades lançaram várias vastas operações perto da fronteira com o Mali de combate ao terrorismo, em particular a operação Almahaou.

Leia Também: Pelo menos dez soldados mortos em emboscada no Níger

Recomendados para si

;
Campo obrigatório