Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 13º MÁX 24º

Pelo menos dez soldados mortos em emboscada no Níger

Pelo menos dez soldados das forças armadas do Níger morreram na sexta-feira, durante uma emboscada de um grupo armado de terroristas na zona ocidental do país, anunciou hoje o ministro da Defesa daquele país.

Pelo menos dez soldados mortos em emboscada no Níger
Notícias ao Minuto

18:40 - 11/02/23 por Lusa

Mundo Níger

"Na sexta-feira, 10 de fevereiro, ao final da manhã, um destacamento da Operação Almahaou, em patrulha na zona norte do distrito de Banibangou, caiu numa complexa emboscada montada por um grupo de terroristas armados", anunciou o Governo num comunicado citado pela agência francesa de notícias, a France-Presse (AFP).

O número de vítimas mortais pode, no entanto, ser maior, já que o Ministério da Defesa referiu também que "há 16 pessoas desaparecidas e 13 feridos".

No comunicado, o Governo explicou que a resposta dos soldados e "a pronta intervenção dos veículos aéreos" forçaram os atacantes a recuar "para um país vizinho", provavelmente o Mali, localizado a poucos quilómetros do ataque.

A declaração não especificava o número de atacantes mortos na resposta à emboscada, mas salientava que os atacantes levavam "vários corpos" com eles durante a operação de retirada.

O ataque teve lugar na vasta e volátil região de Tillabéri, que cobre 100.000 quilómetros quadrados e está localizada na zona chamada "três fronteiras" entre o Níger, Burkina Faso e Mali.

Os primeiros ataques contra o exército nesta área começaram em 2010, mas intensificaram-se em 2017 e novamente nos últimos meses.

Leia Também: Nigéria. Exército revela morte de 56 combatentes islâmicos desde janeiro

Recomendados para si

;
Campo obrigatório