Meteorologia

  • 29 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 11º MÁX 18º

Ucrânia tem mais de 1.700 drones e 3.500 militares treinados para usá-los

O vice-primeiro-ministro da Ucrânia e responsável pela pasta da Transformação Digital, Mikhailo Fedorov, avançou hoje que as Forças Armadas ucranianas já contrataram 1.765 aeronaves não tripuladas no âmbito do chamado 'Exército Drone'.

Ucrânia tem mais de 1.700 drones e 3.500 militares treinados para usá-los
Notícias ao Minuto

14:24 - 13/02/23 por Lusa

Mundo Guerra na Ucrânia

"Esta é uma guerra tecnológica, é necessário usar veículos aéreos não tripulados de forma mais eficaz e salvar a vida dos nossos soldados. Foi por isso que o projeto 'Exército de Drones' foi criado", disse Fedorov, citado pela agência de notícias ucraniana Ukrinform.

Segundo o vice-primeiro-ministro, o 'Exército de Drones' já recebeu mais de 85,5 milhões de euros e cerca de 3.500 militares foram treinados para lidar com aeronaves não tripuladas.

Apesar destes números, o representante ucraniano destacou que as Forças Armadas ainda precisam de mais aparelhos deste tipo, referindo-se concretamente a 'drones' com alcance de visão de até 50 quilómetros para observar os movimentos russos a uma distância maior.

O 'Exército de Drones' é uma iniciativa promovida pelo Estado-Maior das Forças Armadas Ucranianas em colaboração com o Ministério da Transformação Digital, que visa a aquisição de dezenas de aeronaves não tripuladas, um tipo de arma que se tornou chave na guerra contra a Rússia.

Leia Também: Guerrilheiros "podem ter levado a cabo ataque com bombas na Crimeia"

Recomendados para si

;
Campo obrigatório