Meteorologia

  • 29 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 11º MÁX 18º

Pequim acusa EUA de ter sobrevoado a China com "balões" dez vezes em 2022

Pequim disse hoje que balões norte-americanos sobrevoaram pelo menos dez vezes a República Popular da China durante o ano passado agravando as tensões após o derrube de um suposto balão espião chinês nos Estados Unidos.

Pequim acusa EUA de ter sobrevoado a China com "balões" dez vezes em 2022
Notícias ao Minuto

09:21 - 13/02/23 por Lusa

Mundo balão-espião

comum que balões dos Estados Unidos entrem ilegalmente no espaço aéreo de outros países. No último ano, balões de grande altitude norte-americanos sobrevoaram o espaço aéreo chinês mais de dez vezes, sem a aprovação das autoridades (de Pequim). Os Estados Unidos devem refletir e mudar de atitude antes de iniciarem a confrontação e acusar os outros com calúnias", disse o porta-voz do Ministério dos Negócios Estrangeiros da República Popular da China.

Wang Wenbin, porta-voz da diplomacia de Pequim, disse que "não tem conhecimento" sobre os últimos objetos voadores não identificados que foram derrubados nos Estados Unidos e no Canadá tendo acusado Washington de "reagir de forma exagerada".

Entretanto, no domingo um avião de combate norte-americano abateu "um objeto (voador) não identificado", sobre o lago Huron, Michigan, após ordens do chefe de Estado, Joe Biden.

De acordo com as autoridades norte-americanas, trata-se do quarto caso em oito dias.

O Pentágono, segundo a Associated Presse, afirmou que se trata de "uma extraordinária sucessão de acontecimentos sem precedentes, no espaço aéreo dos Estados Unidos".

O general Glen VanHerck, chefe do Northern Comand (NORAD) dos Estados Unidos, disse que, em parte, a deteção dos "objetos" (balões) fica a dever-se ao facto do nível de alerta que foi adotado desde o passado mês de janeiro.  

Leia Também: EUA impõem sanções a seis entidades chinesas ligadas a "balão-espião"

Recomendados para si

;
Campo obrigatório