Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 13º MÁX 24º

Líder da oposição em Taiwan inicia visita à China apesar de críticas

O vice-presidente do Partido Nacionalista de Taiwan, afeto a Pequim, iniciou hoje uma visita à China, onde vai reunir com funcionários do governo chinês e empresários locais, atraindo críticas do governo da ilha autónoma.

Líder da oposição em Taiwan inicia visita à China apesar de críticas
Notícias ao Minuto

11:29 - 08/02/23 por Lusa

Mundo Taiwan

A viagem de nove dias de Andrew Hsia ocorre numa altura em que a China renova os ataques ao Partido Democrático Progressista (DPP), pró -- independência, pela sua recusa em reconhecer Taiwan como território chinês.

A porta-voz do Gabinete para os Assuntos de Taiwan do Conselho de Estado chinês, Zhu Fenglian, acusou o DPP de agir "por interesse político egoísta" ao procurar obter a independência formal da ilha com apoio estrangeiro.

A relação entre China e Taiwan deteriorou-se, após uma série de visitas de políticos estrangeiros à ilha, incluindo a ex-presidente da Câmara dos Representantes dos Estados Unidos Nancy Pelosi.

A China tem ameaçado repetidamente retaliar contra países que procuram ter laços mais próximos com Taiwan, mas as suas tentativas de intimidação desencadearam uma reação em países europeus, no Japão e nos Estados Unidos, que aumentaram a frequência dos contactos oficiais com Taipé.

A China tem enviado navios de guerra, bombardeiros, aviões de combate e aviões de apoio para o espaço aéreo perto de Taiwan quase diariamente, na esperança de esgotar os limitados recursos de defesa da ilha e reduzir o apoio à líder pró - independência do território, Tsai Ing-wen.

Zhu lembrou que o contacto entre Taipé e entidades estrangeiras "prejudica os interesses e o bem-estar dos compatriotas de Taiwan, põe em risco a sua segurança e, gradualmente, levam Taiwan a um estágio perigoso", referindo-se à ameaça da China de usar a força para recuperar o que considera ser território chinês.

Os dois lados estão divididos desde o fim da guerra civil chinesa, em 1949, altura em que o antigo governo nacionalista chinês se refugiou na ilha, após a derrota frente aos comunistas.

Apesar dos fortes laços económicos, a China cortou todo o contacto com o governo de Taiwan desde que Tsai Ing-wen assumiu o cargo, em 2016, devido à sua recusa em reconhecer a noção de "Uma só China", incorporada num acordo anterior, mediado entre o Partido Nacionalista e os comunistas do continente. O acordo é conhecido como "Consenso de 92".

Zhu disse que a China deu as boas-vindas à visita de Hsia e afirmou que Pequim está "disposta a fortalecer os intercâmbios com os nacionalistas, consolidar e aumentar a confiança mútua e aprofundar os intercâmbios e a cooperação em vários campos, sobre a base política comum de adesão ao Consenso de 92 e oposição à independência de Taiwan".

A grande maioria dos 23 milhões de habitantes de Taiwan apoia o status quo da independência de facto e Tsai diz que não há necessidade de fazer uma declaração formal de independência, que provavelmente desencadearia uma resposta militar por parte da China.

Hsia planeia visitar várias cidades chinesas e reunir com o chefe do Gabinete para os Assuntos de Taiwan, Song Tao, de acordo com o Partido Nacionalista.

As reuniões com a comunidade empresarial vão concentrar-se no restabelecimento das ligações aéreas e marítimas entre os dois lados de Estreito de Taiwan, que foram parcialmente suspensas no início da pandemia da covid-19.

O DPP criticou a viagem, dizendo na segunda-feira que levaria a "especulação desnecessária" a nível internacional, informou a Agência Central de Notícias (CNA) de Taiwan.

Hsia não deve sacrificar os interesses de Taiwan enquanto "corre para demonstrar lealdade à China", acusou o DPP.

Leia Também: Pequim apela à retoma de voos diretos entre o continente chinês e Taiwan

Recomendados para si

;
Campo obrigatório