Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 19º

Cerca de 300 menores acusados de participação em protestos na Tailândia

Cerca de 300 menores tailandeses foram acusados judicialmente após os grandes protestos que eclodiram em 2020, denunciou hoje a Amnistia Internacional (AI), que está preocupada com as "sérias repercussões" no futuro destes jovens.

Cerca de 300 menores acusados de participação em protestos na Tailândia
Notícias ao Minuto

08:46 - 08/02/23 por Lusa

Mundo Tailândia

"Crianças com toda uma vida pela frente enfrentam agora severas repercussões por simplesmente participarem em protestos pacíficos", disse Chanatip Tatiyakaroonwong, especialista da Amnistia Internacional para a Tailândia.

Alguns ativistas com menos de 18 anos correm o risco de passar "décadas atrás das grades", disse Tatiyakaroonwong.

No auge do movimento em 2020, dezenas de milhares de jovens participaram nos protestos organizados por estudantes, que exigiam a renúncia do atual primeiro-ministro tailandês, Prayut Chan-O-Cha, e uma reforma da poderosa monarquia.

Os protestos foram enfraquecendo devido às restrições sanitárias ligadas à pandemia da covid-19 e também pela repressão judicial contra os seus líderes.

Segundo a AI, cerca de 17 menores foram acusados do crime de lesa-majestade, com penas que podem chegar até aos 15 anos de prisão, uma punição que tem sido utilizada indevidamente para abafar qualquer protesto político.

A maioria dos menores detidos foi enquadrada nas medidas especiais de limitação de aglomerações públicas, inicialmente destinadas a combater a pandemia.

A pessoa mais jovem detida durante os protestos tinha 11 anos, de acordo com a ONG.

Esta organização está preocupada com a violência contra alguns menores durante os protestos e com as técnicas de intimidação utilizadas pela polícia, como a pressão sobre os pais.

"Além da acusação, alguns manifestantes menores de idade também correm o risco de serem rejeitados ou castigados pelos seus próprios pais devido à pressão exercida pelas autoridades", disse Chanatip Tatiyakaroonwong.

O processo judicial carece de transparência, nomeadamente pela ausência de observadores independentes, sublinhou também a AI.

A Tailândia vai ter eleições parlamentares em maio.

Leia Também: Ativistas em greve de fome há três semanas na Tailândia em risco de vida

Recomendados para si

;
Campo obrigatório