Cerca de 300 menores acusados de participação em protestos na Tailândia

Cerca de 300 menores tailandeses foram acusados judicialmente após os grandes protestos que eclodiram em 2020, denunciou hoje a Amnistia Internacional (AI), que está preocupada com as "sérias repercussões" no futuro destes jovens.

Notícia

© Getty Images

Lusa
08/02/2023 08:46 ‧ 08/02/2023 por Lusa

Mundo

Tailândia

"Crianças com toda uma vida pela frente enfrentam agora severas repercussões por simplesmente participarem em protestos pacíficos", disse Chanatip Tatiyakaroonwong, especialista da Amnistia Internacional para a Tailândia.

Alguns ativistas com menos de 18 anos correm o risco de passar "décadas atrás das grades", disse Tatiyakaroonwong.

No auge do movimento em 2020, dezenas de milhares de jovens participaram nos protestos organizados por estudantes, que exigiam a renúncia do atual primeiro-ministro tailandês, Prayut Chan-O-Cha, e uma reforma da poderosa monarquia.

Os protestos foram enfraquecendo devido às restrições sanitárias ligadas à pandemia da covid-19 e também pela repressão judicial contra os seus líderes.

Segundo a AI, cerca de 17 menores foram acusados do crime de lesa-majestade, com penas que podem chegar até aos 15 anos de prisão, uma punição que tem sido utilizada indevidamente para abafar qualquer protesto político.

A maioria dos menores detidos foi enquadrada nas medidas especiais de limitação de aglomerações públicas, inicialmente destinadas a combater a pandemia.

A pessoa mais jovem detida durante os protestos tinha 11 anos, de acordo com a ONG.

Esta organização está preocupada com a violência contra alguns menores durante os protestos e com as técnicas de intimidação utilizadas pela polícia, como a pressão sobre os pais.

"Além da acusação, alguns manifestantes menores de idade também correm o risco de serem rejeitados ou castigados pelos seus próprios pais devido à pressão exercida pelas autoridades", disse Chanatip Tatiyakaroonwong.

O processo judicial carece de transparência, nomeadamente pela ausência de observadores independentes, sublinhou também a AI.

A Tailândia vai ter eleições parlamentares em maio.

Leia Também: Ativistas em greve de fome há três semanas na Tailândia em risco de vida

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas