Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 14º MÁX 21º

Sismo na Turquia. Presidente turco decreta luto nacional de sete dias

O presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, decretou hoje luto nacional de sete dias na Turquia, após o sismo que já provocou mais de 2.600 mortes no país.

Sismo na Turquia. Presidente turco decreta luto nacional de sete dias
Notícias ao Minuto

19:13 - 06/02/23 por Lusa

Mundo Sismo na Turquia

De acordo com o decreto hoje publicado pelo Governo, as bandeiras serão colocadas a meia haste até ao pôr do sol de domingo, 12 de fevereiro.

Só na Turquia e até este momento, as autoridades têm confirmação de pelo menos 1.651 mortos e mais de 11.000 feridos, segundo o ministro da Saúde, Fahrettin Coca.

O sismo ocorreu às 04:17 (01:17 em Lisboa), a 33 quilómetros da capital da província de Gaziantep, no sudeste da Turquia, a uma profundidade de 17,9 quilómetros.

Segundo o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS) o tremor de terra que ocorreu hoje registou uma magnitude de 7,8 e sentiram-se dezenas de réplicas.

Informações oficiais dão conta do colapso de edifícios nas cidades sírias de Alepo e Hama e em Diyarbakir, na Turquia, neste caso a mais de 300 quilómetros do epicentro.

Na Síria, país também fortemente afetado pelo terremoto com epicentro na Turquia, as autoridades estimam que haja pelo menos mil mortos e quase 2.500 feridos.

Segundo a agência noticiosa oficial Síria, SANA, 570 pessoas morreram nas áreas controladas pelas forças governamentais, e o grupo de resgate Capacetes Brancos fala em pelo menos 430 mortes na área controlada pelas forças rebeldes, no noroeste do país.

Leia Também: "Catastrófico". Grécia envia Força Aérea e 20 bombeiros para a Turquia

Recomendados para si

;
Campo obrigatório