Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Presidente francês e PM grego oferecem ajuda à Turquia e à Síria

O Presidente francês, Emmanuel Macron, e o primeiro-ministro grego, Kyriakos Mitsotakis, ofereceram hoje ajuda à Turquia e à Síria para enfrentar as consequências do sismo que causou centenas de mortos e muitos desaparecidos.

Presidente francês e PM grego oferecem ajuda à Turquia e à Síria
Notícias ao Minuto

10:14 - 06/02/23 por Lusa

Mundo Sismo na Turquia

Emmanuel Macron ofereceu ajuda de emergência e enviou uma mensagem de condolências às famílias das vítimas na rede social Twitter.

"Imagens terríveis chegam até nós da Turquia e da Síria após um sismo sem precedentes. A França está pronta para fornecer ajuda de emergência à população no terreno", disse Macron.

Também o primeiro-ministro grego, Kyriakos Mitsotakis, disse hoje que a Grécia está a mobilizar os seus recursos e vai "imediatamente" ajudar a Turquia a enfrentar as consequências do grave sismo que abalou o sudeste do país.

"Sinto uma profunda tristeza pelo devastador sismo na Turquia e na Síria", disse Mitsotakis na rede social Twitter, expressando as suas "mais profundas condolências" às famílias das vítimas.

"Os nossos pensamentos estão com todas as pessoas afetadas", disse o líder conservador da Grécia, um país que é rival histórico da Turquia.

A televisão privada da OPEN indica que uma equipa de 25 pessoas pertencentes a uma unidade especial dos bombeiros gregos partirá dentro de algumas horas para a Turquia, transportando uma viatura especial que poderá ajudar na busca de sobreviventes sob os escombros.

Vários outros países já disponibilizaram a sua ajuda, nomeadamente a Índia, Rússia, Países Baixos, Alemanha, Azerbaijão, enquanto a Comissão Europeia anunciou que está a coordenar o envio de equipas de resgate dos Estados-membros para se juntar às buscas por sobreviventes.

Um sismo de magnitude 7,4, cujo epicentro se situou na província turca de Kahramanmaras, junto à fronteira com a Síria, provocou centenas de mortos, segundo as autoridades, que continuam a procurar sobreviventes entre os escombros.

De acordo com socorristas da Turquia e da Síria consultados pela agência France Presse o balanço provisório de vítimas entre os dois países é de 641 mortos.

O tremor de terra ocorreu às 04:17 (01:17 em Lisboa), a 33 quilómetros da capital da província de Gaziantep, no sudeste da Turquia, a uma profundidade de 17,9 quilómetros.

Segundo o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS, na sigla em inglês), minutos após o primeiro sismo, outro abalo de 6,7 graus na escala de Richter foi registado a 9,9 quilómetros de profundidade.

Os abalos foram sentidos também no Líbano e no Chipre, segundo correspondentes da agência France Presse.

Leia Também: AO MINUTO: UE coordena envio de ajuda à Turquia; Mais de 640 mortos

Recomendados para si

;
Campo obrigatório