Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
11º
MIN 8º MÁX 15º

Vinte Estados exigem à Áustria que não receba delegação russa na OSCE

Deputados de 20 países da Organização para a Segurança e Cooperação na Europa (OSCE) exigem que a Áustria impeça a delegação russa de participar na reunião da assembleia parlamentar da organização, agendada para este mês em Viena.

Vinte Estados exigem à Áustria que não receba delegação russa na OSCE
Notícias ao Minuto

16:39 - 02/02/23 por Lusa

Mundo Ucrânia

A capital austríaca vai acolher uma reunião da assembleia parlamentar da OSCE (que reúne os representantes dos parlamentos nacionais de cada país membro) entre 23 e 24 de fevereiro, à qual a Rússia anunciou que vai enviar uma delegação de 10 pessoas.

A reunião do órgão da organização coincide com o primeiro aniversário da invasão russa da Ucrânia, em 24 de fevereiro de 2022.

Segundo avançam hoje o jornal austríaco Die Press e a agência de notícias francesa AFP, 81 deputados de 20 países da organização europeia pediram, em carta enviada ao Governo e ao parlamento austríaco, e a não concessão de vistos aos delegados russos.

"Esperamos que seja tomada uma decisão que impeça a participação [dos russos]", refere a carta endereçada ao chanceler federal austríaco, Karl Nehammer, ao seu ministro dos Negócios Estrangeiros, Alexander Schallenberg, e ao presidente do parlamento, Wolfgang Sobotka, entre outros decisores austríacos.

Na carta, os deputados garantem que a participação da Rússia numa reunião que coincide com o primeiro aniversário da "invasão criminosa" da Ucrânia pode ser considerada "uma provocação".

"Não temos dúvidas de que a delegação russa usaria a assembleia como um fórum para transmitir desinformação, notícias falsas e discursos de ódio", afirmam os deputados na carta, reiterando que a Áustria deve impedir a participação de russos, como fizeram as autoridades do Reino Unido e da Polónia nas duas reuniões anteriores.

O Ministério dos Negócios Estrangeiros da Áustria adiantou, no entanto, que, como país anfitrião da OSCE, tem a obrigação de permitir o acesso dos delegados de todos os Estados-membros da organização.

"Naturalmente, a permissão de entrada só é válida para a reunião. Ir a um baile ou outro evento social" em Viena "constituiria um flagrante abuso", disse um porta-voz do ministério.

A carta é assinada, entre outros, por deputados da Polónia, Ucrânia, Canadá, Alemanha, França e Reino Unido.

Criada em 1975, em plena Guerra Fria, a OSCE visa promover o diálogo entre o Ocidente o leste da Europa, mas não deve ser "um fórum incondicional", escrevem os deputados.

"Quando se trata de agressão e de vidas humanas, não há espaço para neutralidade", defendeu o embaixador ucraniano nas organizações internacionais situadas em Viena, Yevhenii Tsymbaliuk.

A Áustria, que é um país neutro embora fosse tradicionalmente próximo da Rússia antes da invasão da Ucrânia, anunciou hoje que ia expulsar quatro diplomatas russos, incluindo dois credenciados nas Nações Unidas em Viena.

Os diplomatas russos agiram "de maneira incompatível com o seu estatuto diplomático", justificou o Ministério dos Negócios Estrangeiros, acrescentando que os representantes da Rússia foram convidados a deixar o território até 08 de fevereiro.

A Rússia tem um importante dispositivo diplomático na Áustria a nível bilateral, mas também para representá-la em várias agências da Nações Unidas, bem como na OSCE.

Leia Também: AO MINUTO: UE prepara 10.º pacote de sanções; 600 russos mortos ontem

Recomendados para si

;
Campo obrigatório