Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 17º

Autoridades ucranianas fazem buscas em casa de oligarca e de ex-ministro

Oligarca que perdeu nacionalidade ucraniana estará a ser investigado por alegados crimes financeiros, já as buscas em casa do antigo ministro da Administração Interna estarão ligadas ao acidente aéreo de Brovary.

Autoridades ucranianas fazem buscas em casa de oligarca e de ex-ministro

As autoridades ucranianas estão a fazer, esta quarta-feira, buscas na residência do milionário Ihor Kolomoiskiy, que perdeu a nacionalidade ucraniana em 2021, bem como do antigo ministro da Administração Interna, Arsen Avakov, avançaram vários meios de comunicação locais.

O Serviço de Segurança da Ucrânia (SBU, na sigla em inglês) e o Gabinete de Segurança Económica estiveram na residência de Kolomoiskiy, na cidade de Dnipro, na manhã desta quarta-feira, conta o jornal ucraniano Ukrainska Pravda, que acrescentou que o oligarca é supostamente acusado de evadir pagamentos alfandegários em “enormes quantias” e desviar produtos petrolíferos no valor de um milhão de dólares (cerca de 900 mil euros).

Também o antigo ministro da Administração Interna ucraniano, Arsen Avakov, foi visado nestas buscas, revelando num comunicado à televisão ucraniana Suspilne que as mesmas acontecem no âmbito do acidente de helicóptero em Brovary.

"Examinaram contratos de helicópteros Airbus de seis anos. Claro, nada foi encontrado. Os contratos foram aprovados pelo governo e pelo parlamento. Comportaram-se corretamente", disse o antigo ministro, citado pela cadeia televisiva estatal da Ucrânia.

Leia Também: Presidente austríaco visita Kyiv e vai reunir-se com Volodymyr Zelensky

Recomendados para si

;
Campo obrigatório