Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
26º
MIN 13º MÁX 26º

Espanha. Condenado a perpétua por matar sobrinho de 3 anos

Um Tribunal de júri espanhol considerou o homem culpado de homicídio no crime cometido em 2020.

Espanha. Condenado a perpétua por matar sobrinho de 3 anos
Notícias ao Minuto

20:42 - 31/01/23 por Notícias ao Minuto

Mundo Espanha

Santiago Cepeda Quintela, de Santiago de Compostela, asfixiou e causou a morte do sobrinho de três anos e três meses, em 21 de setembro de 2020. Agora, foi acusado de homicídio por um tribunal de júri - que emitiu a sentença esta terça-feira.

Segundo o La Voz de Galicia,  após duas semanas de julgamento, fechado ao público para proteger a privacidade da família da vítima, os membros do tribunal consideraram que não existem circunstâncias que modifiquem a responsabilidade criminal do arguido, pelo que consideram que este teve consciência das suas ações. O homem enfrenta agora prisão perpétua passível de revisão.

Apesar de a defesa de Cepeda ter argumentado que o homem tinha sofrido um colapso neurológico abrupto [durante o ataque ao sobrinho], resultado das sequelas cerebrais sofridas pelo tumor cerebral que teve quando era criança, essa teoria não convenceu o tribunal. 

Durante a fase de investigação, e também no próprio julgamento, os peritos do Instituto de Medicina Legal da Galiza (Imelga) e outros profissionais que trataram a criança negaram a tese. 

O homem matou o sobrinho, numa tarde de setembro de 2020. Estava no piso inferior da habitação da família a brincar com a criança quando a levou a uma casa de banho do piso superior e, após fechar duas portas, a primeira com uma chave e a segunda com trinco, sufocou-o, cobrindo-lhe a boca e o nariz.

Leia Também: Português de 21 anos acusado de homicídio detido em Espanha

Recomendados para si

;
Campo obrigatório