Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 19º

Mais de 40 detidos para interrogatório após ataque em Jerusalém

"A polícia prendeu 42 suspeitos para interrogatório, alguns deles da família do terrorista", bem como moradores do seu bairro", referiu a polícia israelita em comunicado, citado pela agência France Press. O atirador, segundo a polícia, tinha 21 anos.

Mais de 40 detidos para interrogatório após ataque em Jerusalém
Notícias ao Minuto

08:33 - 28/01/23 por Notícias ao Minuto

Mundo Jerusalém

Foram detidas 42 pessoas na sequência de um tiroteio que aconteceu, na sexta-feira, no interior de uma sinagoga no bairro de Neve Yaakov, em Jerusalém, que provocou a morte de, pelo menos, sete pessoas e várias outros feridos.

"A polícia prendeu 42 suspeitos para interrogatório, alguns deles da família do terrorista", bem como moradores do seu bairro", referiu a polícia israelita em comunicado, citado pela agência France Press.

O atirador, que tinha sido alvejado e morto pela polícia, sabe-se agora, segundo as autoridades, que tinha 21 anos.

O serviço de emergência de Israel, o Magen David Adom, anunciou que dois dos feridos estavam em estado crítico, um está em estado grave, outro em estado "moderado a sério" e o quadro clínico do quinto ferido é considerado leve.

A polícia israelita declarou o atirador como "terrorista".

O ataque surge um dia depois de o exército israelita ter morto nove palestinianos em operações em Jenin, na Cisjordânia. Um décimo cidadão palestiniano foi morto em Jerusalém.

Por consequência, esta sexta-feira ficou marcada por protestos pelos palestinianos na Faixa de Gaza contra a ocupação de Israel. Durante a noite passada, foram também lançados 'rockets' a partir do pequeno enclave, mas foram intercetados pela defesa antiaérea israelita.

Este é um dos mais graves ataques em Israel. Segundo os dados do ministério dos Negócios Estrangeiros britânico, é o maior número de mortos em vários anos, com o maior ataque dos últimos anos a ser registado em Bne Brak, a 29 de março de 2022, no qual morreram cinco pessoas.

A polícia israelita já anunciou que o suspeito é de nacionalidade palestiniana e declarou o ataque como "sério", e as autoridades palestinianas ainda não comentaram o incidente.

Em 2022, morreram mais de 150 palestinianos devido a ações policiais pelas forças de segurança israelitas, sendo esse um dos anos mais mortíferos para o povo palestiniano nas zonas ocupadas por Israel. Do lado israelita, morreram cerca de 20 pessoas em ataques palestinianos.

Leia Também: França condena "terrível ataque terrorista" em Jerusalém Oriental

Recomendados para si

;
Campo obrigatório