Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 18º

Joanesburgo vai ter primeiro presidente de Câmara muçulmano de sempre

O vereador Thapelo Amad tornou-se esta sexta-feira no primeiro autarca muçulmano de Joanesburgo, a capital financeira da África do Sul, após a demissão da sua antecessora, Mpho Phalatse.

Joanesburgo vai ter primeiro presidente de Câmara muçulmano de sempre
Notícias ao Minuto

18:25 - 27/01/23 por Lusa

Mundo África do Sul

Phalatse, de 45 anos e que foi suspensa das funções no ano passado antes de um tribunal declarar esse afastamento como ilegal, não conseguiu superar uma nova moção de censura apresentada na quinta-feira por três partidos minoritários, incluindo o partido Al Jama-ah (A Congregação), a que pertence Amad, que acusaram a presidente da câmara de fomentar a instabilidade institucional.

Amad obteve 138 votos contra os 81 votos alcançados por Phalatse, que havia anunciado a intenção de se apresentar novamente, e um terceiro candidato, Funzi Ngobeni, noticiou a estação de televisão sul-africana News24.

O novo presidente da câmara, de 41 anos, é o líder local do seu partido em Joanesburgo.

O partido da anterior presidente de câmara, Aliança Democrática (DA, na sigla em inglês), considera que a demissão de Phalatse é uma manobra política orquestrada pelo histórico Congresso Nacional Africano (ANC), partido no poder em Pretória.

Segundo o DA, o ANC tenta há anos fazer do novo presidente de câmara a ponta de lança para conquistar a edilidade, numa movimentação semelhante à ocorrida em 2018, quando o partido do governo retirou também ao Aliança Democrática o controlo do município da Bahia Nelson Mandela, segundo fontes do jornal The Citizen.

A eleição de Amad constitui de algum modo uma surpresa, já que o seu partido detém apenas três dos 270 lugares do conselho municipal, e ocorre após meses de manobras políticas e batalhas legais.

Em 2021, Mpho Phalatse tornou-se a primeira mulher negra a liderar Joanesburgo, depois de o ANC registar os piores resultados nas eleições municipais desde a instauração da democracia em 1994.

Leia Também: Polícia sul-africana afasta militantes do ANC que tentam impedir protesto

Recomendados para si

;
Campo obrigatório