Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 13º MÁX 24º

Unicef exige libertação de 13 crianças sequestradas na RDCongo

A Unicef exigiu hoje a libertação de pelo menos 13 crianças sequestradas no início desta semana no leste da República Democrática do Congo (RDCongo) durante um ataque atribuído às Forças Democráticas Aliadas (ADF).

Unicef exige libertação de 13 crianças sequestradas na RDCongo
Notícias ao Minuto

11:53 - 27/01/23 por Lusa

Mundo UNICEF

Este ataque, na aldeia de Makugwe, na província do Kivu do Norte, causou a morte de pelo menos 24 pessoas durante a noite de domingo para segunda-feira.

Num comunicado de imprensa, o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) "exigiu a libertação imediata e incondicional de pelo menos 13 crianças, que foram alegadamente raptadas" durante aquela noite de violência. Estas crianças são "11 rapazes e duas raparigas, com idades compreendidas entre os 12 e os 14 anos".

Segundo a agência da ONU, neste ataque "pelo menos 24 pessoas foram mortas, incluindo uma menina de 13 anos e cinco mulheres" e "pelo menos sete crianças -- entre os 9 e 12 anos - foram separadas dos seus pais".

O grupo fundamentalista Estado Islâmico, que apresenta as ADF como o seu braço para a África central, reivindicou na rede social Telegram a autoria do ataque à aldeia de Makugwe.

O princípio segundo o qual "as crianças não têm lugar nos conflitos armados e devem ser protegidas da violência e dos raptos está consagrado no direito internacional", recorda a Unicef num comunicado de imprensa.

As ADF, rebeldes muçulmanos de origem ugandesa, atuam no norte, no Kivu do Norte, e no sul da província vizinha de Ituri. Eles são considerados um dos grupos armados mais mortíferos na região leste da RDCongo, onde operam cerca de cem grupos armados.

Leia Também: RDCongo e Uganda mataram em 2022 centenas de membros das ADF

Recomendados para si

;
Campo obrigatório