Meteorologia

  • 01 MAIO 2024
Tempo
13º
MIN 10º MÁX 16º

"A calma no caos". Cães confortam comunidade de Monterey Park após ataque

A resposta dos 'Cães de Conforto do LCC K-9' a estas tragédias e várias outras desde 2008 ajudaram a aliviar a tristeza do luto, estando simplesmente presentes. 

Notícias ao Minuto

23:39 - 25/01/23 por Notícias ao Minuto

Mundo Monterey Park

Entre lágrimas e soluços dos familiares e da comunidade perto de Los Angeles, Califórnia, após um tiroteio que causou 11 mortos e outros tantos feridos no Monterey Park, na Califórnia, Estados Unidos da América (EUA), a Lutheran Church Charitiesas (LCC) destacou cinco cães como 'fonte de conforto'.

Os chamados 'Cães de Conforto do LCC K-9' Lois, Rahab, Micah, Reuben e Salome viajaram das igrejas luteranas em Las Vegas (Nevada), Elk Grove, Yuba City e Stockton (Califórnia).

A resposta dos 'cães de conforto' a estas tragédias e várias outras desde 2008 ajudaram a aliviar a tristeza do luto, estando simplesmente presentes. 

"Gosto de dizer que somos a calma no caos das pessoas", referiu Bonnie Fear, a coordenadora de resposta a crises do 'Cães de Conforto do LCC K-9', citada pela USA Today News, acrescentando que "eles [os cães] simplesmente acalmam, os batimentos cardíacos descem, e somos testemunhas de quando isso acontece".

Os 'cães de conforto' planearam uma presença de uma semana por toda a comunidade de Monterey Park e Alhambra, de acordo com Fear. "Os cães estão lá para eles", sublinhou.

De acordo com a coordenadora, os cães da raça Golden Retrievers especiais são treinados aos 8 meses e colocados nas igrejas luteranas por volta dos 2 anos, onde são ensinados a envolver-se com membros do público em situações de crise. 

"Há ruídos altos, grandes multidões, pessoas talvez a chorar ou a abraçar o cão - muitas coisas que não estamos preparados para que os cães estejam", salientou.

Os cães, que passam por duas mil horas de treino intensivo, não ladram porque estão a ser acariciados.

O tiroteio Monterey Park ocorreu por volta das 22h00 de sábado (06h00 de domingo em Lisboa) numa zona onde horas antes centenas de pessoas celebraram o Ano Novo Lunar, e foi levado a cabo por um homem armado com uma arma semiautomática.

A polícia descreveu o principal suspeito como um homem asiático com idade entre 30 e 50 anos.

A cidade de Monterey Park, localizada a cerca de 13 quilómetros do leste de Los Angeles, tem perto de 60 mil habitantes e uma grande população asiática.

Leia Também: FC Porto não se apoquenta pelo 'Bicho' e está na final da Taça da Liga

Recomendados para si

;
Campo obrigatório