Um incêndio deflagrou num edifício no centro de Edimburgo, na Escócia, esta segunda-feira, obrigando a uma resposta rápida pelos bombeiros da capital escocesa para salvar o local com mais de cem anos de existência.
Segundo a Sky News, o alerta para o fogo foi dado por volta das 11h30. À chegada ao local, poucos minutos depois, os bombeiros depararam-se com o edifício da Jenners, uma antiga loja entretanto encerrada, "em chamas".
Um membro local do Partido Nacional Escocês (SNP) disse à televisão britânica que o incêndio estava "sob controlo".
Não há feridos a registar. As autoridades pediram à população para se afastar das ruas nas proximidades do edifício e várias carreiras de transportes públicos foram desviadas.
Vídeos publicados nas redes sociais por transeuntes mostram as densas nuvens de fumo a partir do interior do edifício.
BREAKING: Huge fire at Jenners department store on Edinburgh’s Princes Street right now. Large number of emergency services present @STVNews pic.twitter.com/CYyZXQhe9A
— Laura Alderman (@LauraAlderman_) January 23, 2023
Big fire behind Jenners #Edinburgh pic.twitter.com/GT1X1sBpaN
— Whacko™️ (@Whacko1875) January 23, 2023
The famous exterior of the Jenners building facing Princes Street looks mercifully untouched by today’s fire. pic.twitter.com/OSnV5m04NF
— Chris McCall (@Dennynews) January 23, 2023
O icónico edifício da Jenners funcionava como um antigo supermercado, tendo sido inaugurado em 1895. A sua fachada é uma das mais emblemáticas na cidade escocesa. Em 2021, depois de um processo longo de venda a Mike Ashley, dono da cadeia desportiva Sports Direct, e após o impacto da pandemia, a loja foi encerrada, com 200 pessoas a perderem o emprego.
A empresa de Ashley que comprou o edifício anunciou obras de restauração do local, que demorariam quatro anos. Em 2022, foi anunciado que o edifício ia ser restruturado para servir de hotel, com 96 quartos.
São desconhecidas as causas oficiais para o incidente. No entanto, ao Daily Record, uma testemunha disse que, ao passar pelo local, conversou com pessoas que trabalhavam nos trabalhos de restauração do prédio e estas referiram que o incêndio terá começado quando uma linha de gás foi cortada inadvertidamente.
Leia Também: Autocarro escolar incendeia-se em Londres. Nenhuma criança ficou ferida