Meteorologia

  • 05 MAIO 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 20º

"Mais um dia terrível". Zelensky agradece aos que ajudaram em Brovary

Presidente da Ucrânia promete fornecer informações sobre queda de helicóptero, assim que forem estabelecidos os "factos" sobre o que levou ao acidente.

"Mais um dia terrível". Zelensky agradece aos que ajudaram em Brovary
Notícias ao Minuto

21:40 - 18/01/23 por Notícias ao Minuto

Mundo Guerra na Ucrânia

O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, agradeceu, esta quarta-feira, "a todos os envolvidos" nas operações de resgate na sequência da queda de um helicóptero junto a uma creche e um prédio residencial, em Brovary, na região de Kyiv,  que provocou a morte de 14 pessoas.

No seu habitual discurso diário, Zelensky começou por falar naquele que foi "mais um dia terrível" da guerra e confirmou que o acidente provocou 14 mortes, incluindo uma criança, e 25 feridos, dos quais 11 são menores. 

"A operação de resgate durou quase nove horas em Brovary. Centenas de pessoas estiveram envolvidas na extinção do incêndio, busca e resgate de feridos, realizando as primeiras ações de investigação. Os nossos socorristas, polícias, soldados da Guarda Nacional, médicos, psicólogos, funcionários do Serviço de Segurança da Ucrânia", começou por adiantar.

"Agradeço a todos os envolvidos nesta operação de resgate hoje", acrescentou. 

O chefe de Estado ucraniano agradeceu ainda às educadoras e funcionários da creche afetada pela queda do helicóptero, "pelas suas ações ousadas" para "tirar as crianças", bem como a outros residentes "que ajudaram tanto as crianças quanto os feridos", fazendo questão de enumerar os seus nomes.

"Os meus sentimentos a todos aqueles que perderam os seus entes queridos", lamentou, reforçando que o Serviço de Segurança da Ucrânia iniciou uma investigação criminal ao incidente.

Zelensky não deixou ainda de assinalar a morte do ministro do Interior ucraniano, Denys Monastyrsky, do vice-ministro, Yevgeny Enin, e do secretário de Estado Yurii Lubkovych, vítimas do acidente.

"Perdemos pessoas que eram profissionais, patriotas e gerentes confiáveis. O ministro Denys Monastyrskyi, Yevhen Yenin e os seus colegas que morreram no acidente não são pessoas que podem ser facilmente substituídas. É realmente uma grande perda para o Estado. As minhas condolências aos familiares", destacou.

"Assim que factos claros forem estabelecidos sobre o que exatamente levou ao acidente, forneceremos essas informações", assinalou ainda.

Zelensky aproveitou ainda para fazer um ponto de situação sobre o conflito e admitiu que "a situação na linha da frente continua difícil, com o epicentro das batalhas mais ferozes e íntegras em Donbass".

Leia Também: AO MINUTO: Russos com avanços em Bakhmut; Comparação a Hitler? "Absurdo"

Recomendados para si

;
Campo obrigatório