Meteorologia

  • 29 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 18º

Burkina Faso anuncia nova fase dos terroristas contra os civis

O presidente da transição no Burkina Faso, capitão Ibrahim Traore, disse hoje que uma nova fase foi "posta em marcha por terroristas" contra civis, poucos dias após o rapto de 50 mulheres no norte do país.

Burkina Faso anuncia nova fase dos terroristas contra os civis
Notícias ao Minuto

19:38 - 17/01/23 por Lusa

Mundo Burkina Faso

"Uma outra fase foi posta em marcha pelos terroristas. Do lado militar, os nossos homens estão determinados a confrontá-los, por isso começam a atacar civis inocentes, a humilhá-los, a matá-los", afirmou Traoré, durante uma reunião na Universidade de Ouagadougou com estudantes de todo o país.

Na quinta e sexta-feira, cerca de 50 mulheres foram raptadas por presumíveis terroristas em duas localidades a norte e oeste da cidade de Arbinda, de acordo com as autoridades da região.

Estão em curso buscas terrestres e aéreas para as encontrar. A Organização das Nações Unidas (ONU) exigiu a sua libertação "imediata".

O capitão Traore chegou ao poder no final de setembro através de um golpe, o seu segundo em oito meses, e prometeu combater a violência terrorista que tem visado tanto o pessoal militar como os civis, durante vários anos.

"O número de ataques tem vindo a aumentar desde outubro", disse, referindo que os grupos 'jihadistas' que operam no norte e leste do país tinham "começado a trabalhar" para "desencorajar as novas autoridades de transição desde o início".

"Estamos determinados a resolver esta questão terrorista. Não escolhemos esta guerra. O Burkina não atacou ninguém. Fomos atacados e temos vindo a defender-nos desde então", afirmou.

O Burkina Faso, especialmente na região norte, tem vindo a enfrentar ataques crescentes de grupos 'jihadistas' ligados à Al-Qaida e ao Estado Islâmico desde 2015, os quais causaram milhares de mortos e pelo menos dois milhões de deslocados.

Vários locais do norte, incluindo Arbinda, onde as mulheres foram raptadas, encontram-se numa área bloqueada por grupos extremistas islâmicos e têm um abastecimento alimentar limitado.

De acordo com a ONU, quase um milhão de pessoas vivem atualmente nestas áreas bloqueadas no norte ou leste do país.

Leia Também: ONU quer libertação de 50 mulheres sequestradas no Burkina Faso

Recomendados para si

;
Campo obrigatório