Aparentemente, o amor consegue mesmo tudo, até para duas pessoas que vivem a mais de 5.600 quilómetros de distância... e uma das quais é um recluso a cumprir 20 anos de pena de prisão por violação.
É esta a história de Gemma e Leonel Vasquez, o casal internacional que 'deu o nó' no passado dia 29 de dezembro, numa prisão no estado norte-americano de Virginia, onde Leonel se encontra a cumprir, desde 2011, uma pena de 20 anos de prisão por violação.
Gemma, escocesa, conheceu Leonel através da sua mãe, que lhe deu aulas de espanhol. Ambos têm 31 anos de idade e, apesar de viver a mais de 5.600 quilómetros de distância um do outro, decidiram casar apenas nove meses após se conhecerem.
"O amor pode florescer, não importa quem sejas. Ele simplesmente completa-me", disse a escocesa, que começou a contactar com o agora marido em 2021, primeiro através de chamadas - o recluso só tem direito a cinco chamadas de 20 minutos por semana - e depois em visitas conjugais, a primeira das quais em abril de 2022, quando ficou nos EUA durante cinco semanas. Isto apesar de só o poder ver durante três horas por semana.
Finalmente, o pedido viria em julho de 2022.
"Ainda fico com borboletas na barriga sempre que me liga ou o nome dele aparece numa mensagem. Estou sempre super empolgada. Acabamos por conectar imediatamente, temos o mesmo sentido de humor. Amamos a música dos anos 90 e temos os mesmos filmes favoritos. Nunca esperei que a vida desse uma guinada assim. Pensava que ia conhecer alguém aqui na Escócia", continuou a jovem.
Leonel foi sentenciado a 20 anos de prisão por violação em 2011, mas espera sair nos próximos quatro anos por bom comportamento. "Não vou casar com o passado dele e ele era muito jovem quando isso aconteceu. Além disso, fez muito na prisão para se melhorar a si mesmo. Pedi que me contasse toda a história pelo telefone e senti-me muito tranquila ao falar com ele sobre isso, e também com toda a sua família", contou a escocesa.
Leia Também: Tenta raptar funcionária de drive-thru pela janela nos EUA. Ficou gravado