Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 17º

EUA proíbem venda de petróleo da reserva estratégica à China

A Câmara dos Representantes, controlada agora pelos republicanos, aprovou quinta-feira o bloqueio da venda de petróleo das reservas de emergência do país à China.

EUA proíbem venda de petróleo da reserva estratégica à China
Notícias ao Minuto

00:04 - 13/01/23 por Lusa

Mundo China

A proposta, uma das primeiras apresentadas pela nova maioria, vai proibir o Departamento de Energia de vender petróleo da Reserva Petrolífera Estratégica a empresas de propriedade ou sob influência do Partido Comunista da China. Foi aprovada facilmente, por 331 votos contra 97, com 113 representantes democratas a votarem ao lado dos republicanos.

A representante Cathy McMorris Rodgers, eleita pelo Estado de Washington, que é a nova presidente da comissão parlamentar de Energia e Comércio, disse que a proposta vai ajudar a acabar com o que classificou "abuso das reservas estratégicas" pelo presidente Joe Biden.

O chefe de Estado norte-americano colocou no mercado 180 milhões de barris desta reserva no final de 2022, para procurar contrariar a subida do preço da gasolina, em contexto de cortes de produção por parte da OPEP e da interdição do petróleo russo, em resultado da invasão da Ucrânia pelas tropas do Kremlin.

Estas vendas colocaram o nível das reservas estratégicas no ponto mais baixo desde a década de 1980.

A Casa Branca adiantou em dezembro que ia começar a repor os barris alienados, agora que os preços dos combustíveis baixaram.

A medida dos republicanos foi também apresentada como a primeira de uma série de propostas que visam "aumentar a produção de energia" nos EUA, avançou Rodgers, aludindo à vontade do seu campo político de promover a produção dos combustíveis fósseis.

"Há mais para aparecer. Isto é apenas o principio", disse a congressista.

Leia Também: Transdev. Trabalhadores em greve de 24h concentram-se hoje em Guimarães

Recomendados para si

;
Campo obrigatório