Primeiro carregamento de gás natural dos EUA já chegou à Alemanha

Produto será agora novamente convertido em gás, de modo a que possa ser utilizado pelas populações no seu quotidiano.

Notícia

© iStock

Notícias ao Minuto
03/01/2023 14:54 ‧ 03/01/2023 por Notícias ao Minuto

Mundo

Gás

Já chegou, esta terça-feira, à Alemanha o primeiro carregamento de gás natural liquefeito proveniente dos Estados Unidos, no âmbito de um amplo esforço para ajudar o país a substituir os fornecimentos de energia que, anteriormente, recebia da Rússia, reporta a Associated Press.

O navio-tanque Maria Energy chegou assim ao porto de Wilhelmshaven, no mar do Norte, onde o seu carregamento de gás natural liquefeito será novamente convertido em gás - num terminal flutuante especial que foi inaugurado, no mês passado, pelo chanceler alemão, Olaf Scholz.

Ativistas ambientais apressaram-se a prometer protestos contra a chegada desta embarcação, argumentando que a Alemanha não deveria importar combustíveis fósseis, numa altura em que todo o planeta luta contra as consequências das alterações climáticas.

Porém, a Alemanha viu-se obrigada a procurar substitutos para o gás que, anteriormente, provinha da Rússia, na sequência da invasão do país sobre a Ucrânia. A instalação recentemente criada em Wilhelmshaven é um dos terminais desse tipo a ser instalado, para ajudar a evitar uma escassez de fornecimento de energia.

Adicionalmente, o país reativou ainda, embora temporariamente, antigas centrais elétricas alimentadas a petróleo e carvão, tento também prolongado, até meados de abril, a vida útil das três centrais nucleares que ainda existem no país.

Ainda assim, uma vez que as temperaturas anormalmente quentes em grande parte da Europa Central reduziram a procura de aquecimento, as reservas nas instalações de armazenamento de gás na Alemanha aumentaram já acima dos 90% no início do ano.

Leia Também: Presidente turco anuncia descoberta de gás natural no Mar Negro

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas