Meteorologia

  • 10 MAIO 2024
Tempo
16º
MIN 16º MÁX 28º

Messi estampado numa nota? Banco da Argentina propõe homenagem

Em causa está o facto de toda a gente na Argentina só falar do jogador, que venceu um campeonato mundial pela terceira vez.

Messi estampado numa nota? Banco da Argentina propõe homenagem
Notícias ao Minuto

17:37 - 21/12/22 por Notícias ao Minuto

Mundo Futebol

O Banco Central da República da Argentina está a "analisar" a possibilidade de imprimir a cara de Lionel Messi numa série de notas de mil pesos (equivalem, aproximadamente, às de 5 euros), em homenagem à vitória da Argentina no Mundial de Futebol, no Qatar, no domingo. 

Em causa está o facto de, segundo a informação avançada pela Mediotempo, esta quarta-feira, toda a gente na Argentina só falar do jogador, que venceu um campeonato mundial pela terceira vez.

E a euforia sobre a estrela não só permaneceu nas ruas, como agora está a ser batida essa possibilidade pelo Banco Central da República da Argentina.

Há alguns anos já tinham sido emitidas uma série de moedas no país para marcar o primeiro Campeonato Mundial ganho pela Argentina em 1978. 

O argentino Lionel Messi completou, aos 35 anos, o 'circulo' de uma carreira ímpar, ao conquistar o Mundial de futebol, o título que lhe faltava e do qual nunca desistiu. Frente à campeã em título, França, os sul-americanos chegaram cedo a 2-0, ainda voltaram para a frente no prolongamento (3-2), mas só selaram o título nos penáltis, depois de uma prova que Messi acabou com sete golos - depois de seis entre 2006 e 2018 -, dois deles na final, e três assistências.

O '10' argentino, o digno sucessor de Diego Armando Maradona, acabou com a malapata ao vencer a Copa América de 2021, arrebatada em pleno Maracanã, numa final com o Brasil, e, já este ano, tinha conquistado também a Finalíssima, prova entre o campeão da Europa e da América do Sul, face à Itália.

A satisfação foi grande mas não total, pois faltava o Mundial, que não conseguira ganhar em 2006 (batido nos quartos de final), 2010 (quartos de final), 2014 (final) e 2018 (oitavos de final): a edição de 2022 era a sua última oportunidade.

Leia Também: Piers Morgan 'atira-se' a Messi por causa de Mbappé... e Martínez

Recomendados para si

;
Campo obrigatório