No entanto, o jornal Le Soir elevou o número de participantes e situou-o entre 20 mil e 25 mil pessoas.
O protesto, convocado pelos principais sindicatos da Bélgica, começou pelas 10h00 (09h00, em Lisboa) na Estação Norte de Bruxelas e terminou na Estação Sul de Bruxelas.
De acordo com a agência de notícias Belga, os participantes não eram apenas de Bruxelas, mas também de outras cidades do país, como Antuérpia e Liège.
Embora os sindicatos não tenham convocado especificamente a greve, setores como o do transporte foram hoje afetados pela falta de trabalhadores.
No aeroporto de Bruxelas, 60% dos voos foram cancelados antecipadamente, enquanto no aeroporto de Charleroi os cancelamentos atingiram um máximo de 30% das viagens programadas, informou a agência Belga.
O metro e o elétrico de Bruxelas também foram afetados, assim como os transportes públicos na região da Valónia (sul) e autocarros e elétricos na Flandres (norte).
A falta de pessoal também se fez sentir nos estabelecimentos prisionais, que necessitavam de reforços policiais para garantir os serviços mínimos.
A manifestação também deve afetar a recolha de lixo em Bruxelas.
Os sindicatos, além de protestar contra a perda do poder de compra, pediram um limite para o preço da energia e o fim dos ataques à indexação dos salários.
Leia Também: Sunak determinado em alterar parte do Protocolo da Irlanda do Norte