Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 8º MÁX 15º

Crise/Inflação. Mais de 16 mil pessoas manifestam-se em Bruxelas

Um total de 16.500 pessoas manifestaram-se hoje em Bruxelas contra os preços altos da energia e a perda do poder de compra, segundo dados publicados no Twitter pela polícia da capital belga.

Crise/Inflação. Mais de 16 mil pessoas manifestam-se em Bruxelas
Notícias ao Minuto

07:07 - 17/12/22 por Lusa

Mundo Bruxelas

No entanto, o jornal Le Soir elevou o número de participantes e situou-o entre 20 mil e 25 mil pessoas.

O protesto, convocado pelos principais sindicatos da Bélgica, começou pelas 10h00 (09h00, em Lisboa) na Estação Norte de Bruxelas e terminou na Estação Sul de Bruxelas.

De acordo com a agência de notícias Belga, os participantes não eram apenas de Bruxelas, mas também de outras cidades do país, como Antuérpia e Liège.

Embora os sindicatos não tenham convocado especificamente a greve, setores como o do transporte foram hoje afetados pela falta de trabalhadores.

No aeroporto de Bruxelas, 60% dos voos foram cancelados antecipadamente, enquanto no aeroporto de Charleroi os cancelamentos atingiram um máximo de 30% das viagens programadas, informou a agência Belga.

O metro e o elétrico de Bruxelas também foram afetados, assim como os transportes públicos na região da Valónia (sul) e autocarros e elétricos na Flandres (norte).

A falta de pessoal também se fez sentir nos estabelecimentos prisionais, que necessitavam de reforços policiais para garantir os serviços mínimos.

A manifestação também deve afetar a recolha de lixo em Bruxelas.

Os sindicatos, além de protestar contra a perda do poder de compra, pediram um limite para o preço da energia e o fim dos ataques à indexação dos salários.

Leia Também: Sunak determinado em alterar parte do Protocolo da Irlanda do Norte

Recomendados para si

;
Campo obrigatório